Entidades que compõem a Frente pela Vida realizam nesta terça (9) a Marcha Virtual, que tem o propósito de chamar a atenção da sociedade para a importância da defesa do SUS (Sistema Único de Saúde), principalmente em relação à gravíssima pandemia de Covid-19 que já vitimou mais de 35 mil pessoas.
A Frente foi lançada no último dia 29 de maio e reúne entidades como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Associação Brasileira de Saúde coletiva (Abrasco), Conselho Nacional de Saúde, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Clique aqui e confira o manifesto.
Segundo Ronald dos Santos, presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), o objetivo é gerar uma mobilização de todos os setores da sociedade em torno de uma plataforma política que se baseia em seis eixos: direito à vida, a defesa do SUS, do meio ambiente, da ciência, da solidariedade e da democracia.
“A defesa da vida ganhou centralidade em função da pandemia. Vai passar de 40 mil mortos talvez nesta semana. Não é algo imaginário. E isto está na preocupação de cada trabalhador, trabalhadora, população negra”, reiterou Ronald.
Ele reforçou a importância dos Sindicatos atuarem a partir da plataforma da Marcha pela Vida. “O debate da saúde é o centro hoje. Não é um debate secundário, terciário”. Para que se materialize, a Marcha pela vida precisa chegar às diversas camadas da população, observou o dirigente da Fenafar.
A programação da Marcha Virtual pela Vida se inicia às 9 horas e se estende até 18 horas com tuitaços, um ato político virtual em Brasília, depoimentos e apresentações culturais.
Confira a programação completa da Marcha Virtual pela Vida:
9 às 12 horas – Atividades das Entidades e Movimentos;
12 às 13 horas – Tuitaço com a hashtag #MarchaPelaVida e uma Manifestação Virtual em Brasília, por meio do Manif.app;
13 às 15 horas – Painel de depoimentos de pessoas de todos os setores sociais em torno dos 6 eixos do documento-base da Frente pela Vida;
16 horas – Ato político de apresentação pública e, também, possivelmente no Congresso Nacional dos pontos essenciais da Marcha pela Vida contidos no documento-base;
18 às 19 horas – Programação cultural.
Mais – Clique aqui. Acompanhe e participe da Marcha Virtual.