Mais um setor industrial mostra bons resultados. As vendas de caminhões cresceram 36,8% na comparação entre julho de 2024 e o mesmo mês do ano passado. Foram 11.082 licenciamentos contra 8.099. Em relação a junho deste ano, o crescimento foi de 14,7%.
Segundo Tereza Fernandez, da TF Consultoria, ligada à Fenabrave, o mercado desse segmento tem apresentado bons resultados há cerca de dois anos. Destaque é para os caminhões pesados e extrapesados.
Fatores – Ela aponta três fatores que influenciam positivamente no emplacamento de caminhões: safras agrícolas, crescimento econômico “efetivo” e abertura de locadoras desse tipo de veículo. O movimento vem crescendo nos últimos dois anos, segundo a consultora, a agricultura ainda é o carro-chefe.
Conforme Tereza, a tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul em abril e maio não produziu efeitos tão negativos quanto o esperado. “Apesar da destruição e tristeza, não impactou tanto no crescimento”, comenta.
Acumulado – Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, as vendas de caminhões registraram 66,5 mil unidades emplacadas até julho. Representa aumento de 13,9% na comparação com o mesmo período do ano passado, de 58,4 mil emplacamentos.
O aumento foi destacado no site do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Região.
MAIS – Site dos Metalúrgicos do ABC.