Os 600 mil metalúrgicos ligados à Força Sindical no Estado de São Paulo fecham os primeiros acordos coletivos. Data-base é 1º de novembro. Sexta, dia 8, teve assembleia em vários Sindicatos. Categoria aprovou reajuste de 5,85%, que incluem o INPC de 4,60% e 1,20% de ganho real.
O acordo abrange o setor de autopeças, que é o maior em muitas bases da categoria. Em Guarulhos e Região, por exemplo, o segmento de autopeças representa 50% da categoria de 47 mil trabalhadores.
Eliseu Silva Costa, presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, falou à Agência Sindical.
Para Eliseu, acordo é positivo. Ele diz: “Além de repor a inflação, obtivemos aumento real, assim como no ano anterior. O Brasil tem avançado e melhorado a situação da população. Indústria produzindo, comércio vendendo… Além de repor a inflação, renovamos as cláusulas sociais, igualmente importantes, pois elas garantem direitos”.
Segundo o presidente da Federação, o acordo é parâmetro para negociações com os demais grupos. E continua: “O ganho real é importante pra melhorar o poder aquisitivo dos trabalhadores. As cláusulas sociais são garantias. Amanhã, devemos assinar com mais dois Sindicatos e daqui pra frente vamos pressionar pelo maior número possível de acordos”.
“Estamos com as negociações encaminhadas. Aguardamos, porém, as assembleias dos empresários, que estão acontecendo durante a semana. A partir disso, esperamos firmar novos acordos”, explica.
Segundo Eliseu, as negociações estão bem encaminhadas. Ele diz: “Torcemos pra fechar novos acordos. Mas alguns grupos não assinam. A partir daí, cada Sindicato tenta negociar por empresa, buscando aumento e benefícios pra toda a categoria”.
MAIS – Site dos Metalúrgicos de Guarulhos, SP e Osasco.