Os 54 Sindicatos coordenados pela Federação dos Metalúrgicos do Estado de SP farão assembleia até domingo (28). Objetivo é definir as reivindicações da campanha salarial. Data-base é 1º de novembro.
Ponto de partida é a pauta sugerida pela Federação em encontro dia 26 de agosto (foto). A pauta final será encaminhada aos grupos patronais, para a negociação coletiva. Todos os Sindicatos são filiados à Força Sindical.
Segundo Eliseu Costa, presidente da Federação, objetivo é conquistar ganho real em todas as cláusulas econômicas, garantindo-se renovação e ampliação das cláusulas sociais. “Companheiros ligados à CUT acabam de conquistar aumento de 1,29%. Este é um bom sinal pra nossa campanha. O lucro da empresa precisa ser compartilhado com quem produz”, afirma.
Ao todo, negociação envolve 800 mil metalúrgicos e metalúrgicas no Estado. O presidente da Federação espera fechar acordos diretamente com os grupos patronais. Contudo, não descarta negociações individuais em casos específicos. Ele espera concluir todas as negociações até o fim de outubro.
Trump – Eliseu avalia que a grande maioria das empresas do setor no Estado não foi afetada pelo tarifaço imposto por Donald Trump às nossa exportações. Uma exceção é o setor de máquinas e eletroeletrônicos. Segundo o dirigente, a negociação com esse grupo pode ser mais difícil. “Vamos avaliar caso a caso, mas não abrimos mão.
MAIS – Site da Federação dos Metalúrgicos do Estado de SP.




