O Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região completou 58 anos de fundação no dia 23 de julho. Para celebrar a história da entidade, foi lançado documentário, disponível no canal do YouTube, contando a trajetória de lutas e conquistas em prol da classe trabalhadora.
Diretor do Sindmetal, Everaldo Santos, empresta sua voz ao vídeo, narrando os 58 anos de atuação. A data oficial de fundação é 23 de julho de 1963. Após a emancipação de Osasco, que era um bairro de São Paulo, os metalúrgicos locais também emanciparam o Sindicato.
Ditadura – Everaldo conta que, em 1964, com o golpe militar, o Sindicato também foi afetado e sofreu intervenção. Conrado del Papa, primeiro presidente, foi deposto, ao lado da primeira diretoria. Em 1965, vitória dos trabalhadores e a entidade voltou a ser comandada pelos metalúrgicos.
Em 1968, nova intervenção militar no Sindmetal. Após uma grande greve, que ficou conhecida como Greve de Osasco, a diretoria foi presa e apoiadores do governo ficaram à frente da categoria. Em 1972, os trabalhadores retomaram a direção sindical.
Saúde – A partir de 1978, o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco participa do chamado renascimento do sindicalismo e, nessa mesma época, começam a luta por saúde e segurança do trabalhador. A valorização da CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes), conscientização dos empregados e pressão sobre os governos para que fosse implantada fiscalização nas fábricas surge nesse período.
Democracia – A partir de 1981, os Metalúrgicos atuam pelo fim da ditadura e início da democracia, sem deixar de lado as lutas trabalhistas, contra o desemprego, além da pressão por eleições diretas e pela Assembleia Constituinte.
Documentário – O vídeo, disponível no canal do Sindmetal, conta essas e outras histórias desta entidade que se tornou referÊncia na luta por melhores condições de trabalho, por saúde e segurança nas empresas, por organização na base e por democracia. Clique aqui e assista ao documentário.
MAIS – Acesse o site dos Metalúrgicos de Osasco.