19.8 C
São Paulo
segunda-feira, 19/01/2026

Metroviários de SP comemoram acordo e sede

Data:

Compartilhe:

Os metroviários de São Paulo comemoram dupla conquista neste mês de maio, data-base da categoria. Quarta, dia 21, os trabalhadores aprovaram o acordo coletivo da categoria e, na mesma data, inauguraram o Eclat (Espaço da Classe Trabalhadora), que amplia a sede atual, à rua Padre Adelino, 90, Belém, SP.

Pelo acordo firmado, o reajuste da categoria foi de 5,01%, que é o IPC-Fipe cheio. A nova Convenção vale por dois anos. Todas as suas cláusulas foram renovadas. Para o ano que vem, a Convenção garante, pelo menos, a reposição da inflação acumulada.

Outra conquista é o pagamento de Abono Salarial, no total de R$ 2,5 mil. Pagamento sem duas parcelas, de R$ 1.250,00 cada.

Camila Lisboa, presidente do Sindicato, celebra o acordo e destaca sua importância para as lutas que estão por vir. “Graças ao trabalho firme da categoria, não admitimos nenhum ataque à nossa Convenção Coletiva. Essa renovação também cumpre um importante papel na luta contra a privatização, pois sabemos que a precarização costuma ser utilizada pra justificar as concessões à inciativa privada”, argumenta.

Doação – Assembleia com casa lotada, dia 21, aprovou também destinar um ponto percentual dos 5,01% negociados ao Metrus, Instituto de Seguridade Social da categoria – que também engloba um plano de saúde específico para os metroviários e dependentes.
No detalhamento das negociações, ficou definido que a Companhia do Metrô atualizará os salários de 33 técnicos, acabando com a desigualdade salarial.

O encerramento do acordo coletivo se deu poucos dias após um acidente fatal em linha privatizada. A luta contra a privatização e a precarização decorrente tem sido bandeira permanente do Sindicato dos Metroviários de SP. Outro esforço da direção sindical é o combate ao assédio sexual e moral.

Sede – Em 2021, o governo Doria tomou a antiga sede dos Metroviários de São Paulo, no Tatuapé. Com ações judiciais, manifestações e tentativa de tombamento, o Sindicato lutou pra reaver o edifício, que acabou leiloado a uma construtora. Categoria não se deu por vencida e, em 2023, adquiriu o terreno da nova sede, no Belém.

“A inauguração do novo Espaço da Classe Trabalhadora é motivo de muito orgulho. Superamos um ataque grave e arbitrário do governo Doria. Como disse o grande Pepe Mujica, nenhuma derrota é definitiva. Com muita organização coletiva, superamos essa dificuldade e agora o Eclat está aberto a todos os trabalhadores”, diz a dirigente.

Base – Entre empregados diretos e indiretos, a Companhia do Metrô ocupa cerca de sete mil. As linhas privadas têm outras datas-bases e, portanto, negociações diferenciadas.
São Paulo já dispõe de seis linhas de metrô, 91 estações e 142 quilômetros de trilhos. Por dia, das 4h40 até meia-noite, seus vagões transportam mais de quatro milhões de passageiros.

Afora as questões gerais da negociação coletiva, o Sindicato também atua pontualmente. É o caso do setor de manutenção, que está na mira da terceirização. Por ser considerado vital à operação do sistema, o Sindicato pleiteia a dilatação desse prazo, buscando uma solução negociada. Um caso específico, sobre o qual o Sindicato persiste, é no retorno do operador de monotrilho – a uma altitude de 15 metros. Perigosa, portanto, em caso de travamento do veículo.

MAIS – Site do Sindicato dos Metroviários de São Paulo. Telefone (11) 2095.3619 / 99527.7995 (falar com a jornalista Maria Fígaro). E-mail: imprensa@metroviarios-sp.org.br

Conteúdo Relacionado

Desenvolvimento deve nortear 2026, diz Toninho

Antônio Augusto de Queiroz (o Toninho do Diap) concedeu longa entrevista ao Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo. Com 27 minutos, a...

Metalúrgicos e Delegados estreitam atuação conjunta na base

Direção sindical e Delegados Representantes devem atuar cada vez mais próximos, com troca de ideias e tratativas sobre demandas gerais da categoria ou por...

SindForte divulga conquistas e chama eleições

Diretores do SindForte, Sindicato que representa trabalhadores no transporte de valores e escolta armada, já distribuem nas bases o mais recente jornal “Transporte Forte”....

Frentistas de SP definem e encaminham pauta

Quarta (14), os 18 Sindicatos de trabalhadores em postos de combustíveis do Estado de São Paulo reuniram-se na Federação paulista (Fepospetro) para definir a...

SECSP participa de ação social na Vai-Vai

No próximo dia 17, o Sindicato dos Comerciários de São Paulo estará presente em uma grande ação social promovida pelo projeto PASSOS (Projeto de...