20.8 C
São Paulo
quarta-feira, 28/05/2025

Movimento contra escala 6×1 ganha força

Data:

Compartilhe:

Centrais Sindicais e Movimentos Sociais se unem em prol do “Plebiscito Popular 2025”, iniciativa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Proposta é levar as discussões de pautas trabalhistas à população. Votação popular fortalece os debates no Congresso Nacional.

Principais pautas a serem votadas são: redução da jornada de trabalho sem redução salarial; fim da escala 6×1; revisão da Tabela do Imposto de Renda; taxação dos super-ricos; e igualdade salarial entre homens e mulheres.

João Carlos Gonçalves (o Juruna), secretário-geral da Força Sindical, reforça à Agência Sindical a importância da mobilização para o sindicalismo. “A participação do povo nos debates é muito importante. No Congresso Nacional, quanto mais manifestação popular, mais peso o Projeto tem nas votações. É essencial que as Centrais e Sindicatos se engajem na busca por assinaturas pra que a gente consiga avançar os debates no Parlamento”, diz.

Plebiscito – Assinatura estará disponível entre julho e setembro. Conclusões serão encaminhadas ao Governo Federal.

Mobilização – Ações nas ruas e diálogos com a população devem espalhar a consulta pública pelo País. Juruna reforça: “Centrais e Sindicatos precisam levar o assunto para as bases. Precisamos colher o máximo de assinaturas possíveis nos postos de trabalhos. Nos comércios, nas fábricas e nas ruas”.

Representação política – A iniciativa impacta nas reflexões da população em relação ao Congresso Nacional e seus representantes, segundo Juruna, e gera conexão entre sociedade e Congresso.

Ele reforça: “Com o plebiscito, a população avalia os projetos que tramitam na Casa do Povo. Resulta no entendimento sobre o papel dos parlamentares e seus posicionamentos. Ano que vem teremos eleições e precisamos refletir sobre a necessidade de aumentar a quantidade de representantes da classe trabalhadora na política nacional”.

MST – Jornalista João Franzin, da Agência Sindical, esteve na Feira da Reforma Agrária do MST, em São Paulo. Na ocasião, conversou com Rafael, membro dos Comitês Populares. Ele explica as etapas do Plebiscito. Clique e assista ao vídeo.

Assinatura – Fique atento aos sites das Centrais e Movimentos Sociais e aguarde a abertura das votações.

MAIS – Sites das Centrais, MST e movimentos estudantis.

Conteúdo Relacionado

Metroviários de SP conquistam em dose dupla

Os metroviários de São Paulo comemoram dupla conquista neste mês de maio, data-base da categoria. Quarta, dia 21, os trabalhadores aprovaram o acordo coletivo...

Professores do Ensino Superior cogitam greve

Docentes do Ensino Superior do Estado de São Paulo, rede privada, rejeitaram contraproposta patronal e decidiram deflagrar greve, com início previsto para 2 de...

Comerciários participam do Dia do Desafio

Nesta quarta (28), o Sindicato dos Comerciários de São Paulo abre suas portas para o Dia do Desafio. Evento é coordenado pelo Sesc São...

Construção fecha acordo com ganhos reais

Negociação entre o Sindicato (Sintracon-SP) e o patronato conquistou aumento real acima do INPC, com reflexos em todas as formas de remuneração. O Vale-Alimentação subiu 8%. Convenção Coletiva entrou em vigor dia 1º de maio. O porcentual de reajuste salarial negociado foi de 6%.

CNTA cobra cumprimento de NR do setor frigorífico

A Norma Regulamentadora 36, que trata do trabalho em frigoríficos, completou 12 anos em abril. Contudo, muitas empresas seguem descumprindo regras do setor, o...