Quinta (10), a Secretaria Nacional de Mulheres do PT organizou encontro do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com lideranças femininas, do movimento sindical e de movimentos sociais. A reunião, que teve o objetivo de debater ideias para a reconstrução do País e promoção de políticas de igualdade de gênero, ocorreu de forma híbrida, isto é, parte presencial e parte online.

Participaram lideranças de 20 entidades e também representantes de partídos políticos. No encontro, as mulheres reafirmaram o compromisso de estabelecer diálogo sobre pautas que atingem as trabalhadoras, desde o combate à violência até políticas de geração de emprego e renda, além da proteção social e segurança alimentar.

Para Maria Auxiliadora, secretária Nacional de Políticas para as Mulheres da Força Sindical, o encontro com Lula foi apropria, tendo em vista os grandes prejuízos que ocorrem com a mulher desde o governo Temer e sendo agravados durante o mandato de Bolsonaro.

“Tivemos um encontro extremamente produtivo, onde o ex-presidente Lula se mostrou sensível às nossas reivindicações”, afirma a dirigente. Para ela, é preciso defender igualdade de gênero no País a fim de contribuir para a reconstrução da economia e o fortalecimento da soberania nacional.

Já para Anne Moura, coordenadora do Encontro, o debate é fundamental para a desenvolvimento do Brasil. “Não se pode falar em reconstrução do País e resgate do processo democrático sem passar por igualdade de gênero e racial, além de profundo olhar sobre o recorte de classe. Um País melhor para as mulheres trabalhadoras é um País melhor pra todo mundo”, destaca Anne.

Discurso – O petista ressaltou a importância da ocupação pelas mulheres na política. “Os partidos vão ter que sentar e discutir que reforma política precisamos fazer para que, finalmente, as mulheres ocupem seus espaços devidos na sociedade brasileira”, disse Lula durante o Encontro.

Assista – Clique aqui e assista na íntegra.