17.1 C
São Paulo
sexta-feira, 26/07/2024

Mulheres esperam avanços e medidas reais

Data:

Compartilhe:

As trabalhadoras esperam, neste 8 de Março, Dia Internacional Mulher, uma série de iniciativas por parte do governo federal. O presidente Lula, dia 2, antecipou que apresentará, nesta quarta, projeto de lei garantindo igualdade salarial entre mulher e homem na mesma função.

A diretora metalúrgica de Guarulhos e Região, Roseli Lima, diz: “Pode ser um bom avanço na luta contra a discriminação salarial e a desigualdade de oportunidades nos locais de trabalho”.

Segundo o IBGE, o Brasil tem 89,6 milhões de mulheres acima de 14 anos. Destas, 47,9 milhões fazem parte da força de trabalho.

A desocupação afeta mais as mulheres, principalmente as negras, ou seja, 3,4 milhões. Segundo o Instituto, indústria e construção ocupam 23% de mulheres, com salários 15% abaixo do que se paga aos trabalhadores.

Entidades e Centrais promovem atos em todo o País neste dia 8. A secretária da Mulher da CUT Nacional, Juneia Batista, convoca a todos.

A meta, ele diz, é “que as mulheres tenham direito à vida, à liberdade e condições justas e dignas no ambiente de trabalho”. Os anos Temer e Bolsonaro foram de retrocessos no campo trabalhista, e a mulher foi a principal prejudicada, principalmente com a reforma previdenciária.

Expectativa – Nesta quarta, o governo Lula deve anunciar mais de 25 ações, coordenadas pela ministra Cida Gonçalves (Mulheres), relacionadas às reivindicações femininas. Entre elas, o projeto de lei com remuneração igual pra homens e mulheres na mesma função. Esse tema foi bandeira da então candidata do MDB e hoje ministra Simone Tebet (Planejamento).

Casa – O País deverá ter mais Casas da Mulher Brasileira. A ação faz parte do programa “Mulher Viver, Sem Violência” e será em parceria Ministério das Mulheres- Ministério da Justiça e Segurança Pública.

ATOS – Clique aqui e confira a relação de atividades no 8 de Março.

MAIS INFORMAÇÕES – Sites do IBGE, Dieese e CUT.

Conteúdo Relacionado

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro

Cerca de 4,24 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em setembro e outubro podem sacar, a partir desta segunda-feira (15), o valor do...

Empresas do Setor Químico tem até dia 31 para pagar PLR

Por força de Convenção Coletiva da categoria, empresa que opta pelo pagamento único da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) tem até 31 de...

SindForte cobra negociação

O segmento do transporte de valores no Estado de São Paulo está em campanha salarial. A pauta de reivindicações foi eleita após ampla participação...

Sequência de aumentos reais prossegue

Mantém-se alta a tendência de aumentos reais de salário nas negociações coletivas. Os dados vêm do Dieese por meio do Boletim “De Olho nas...

Greve vitoriosa aumenta salário para frentistas de Goiás

Vitória para os frentistas de Goiás. Após 15 dias de greve, com ampla participação da categoria, o Sinpospetro-GO assinou a Convenção Coletiva de 2024....