O Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo deu o pontapé inicial às negociações da campanha salarial dos trabalhadores no setor de alimentação escolar. No dia 2, dirigentes da entidade se reuniram com o patronal Sindimerenda.

A Pauta de Reivindicações da categoria foi discutida e aprovada em assembleia, no dia 6 de julho. Os nutricionistas das escolas reivindicam reajuste salarial, melhores condições de trabalho e a manutenção dos direitos previstos na Convenção Coletiva.

Data-base é 1º de julho. A base no Estado de SP é de 55 mil empregados.

Segundo a presidente do Sindinutri-SP, Consolação Furegatti, a expectativa para este ano é que as negociações sejam melhores.

“No ano passado, foram ruins, porque o patronato alegou problemas ligados à pandemia”, explica a dirigente.

Sobrecarga – Consolação conta que muitos trabalhadores têm sofrido com a sobrecarga de trabalho. “Numa cozinha, a empresa corta um ou dois empregados. O nutricionista tem que se desdobrar, desviar de função ou acumular tarefas”, critica.

Inflação – A crise econômica tem afetado não só os salários dos trabalhadores, mas também a qualidade das refeições. “Empresas variam produtos, cortam insumos ou reduzem o bandejão e o profissional precisa se virar. E estão utilizando muita carne moída, que é péssima. Estão precisando fazer mágica pra apresentar uma refeição decente”, relata a presidente do Sindinutri-SP.

Bloco – As negociações da campanha salarial dos nutricionistas paulistas será feita em blocos, em torno da Confederação da categoria (Conterc). Os Sindicatos de trabalhadores formaram bloco com o objetivo de fortalecer a unidade e conquistar bons frutos para a categoria. Na Região Metropolitana de São Paulo, o Sindinutri-SP coordenará as ações. Na região de Jundiaí, fica a cargo do Sintercoj. O Sinterc N/O conduz na região Norte e Oeste do Estado. Já o Sintercub negocia em Cubatão e Região.

União – Em Nota, o Sindicato dos Nutricionistas reafirma a importância da união dos trabalhadores na campanha salarial, a fim de conquistar todas as reivindicações. Por isso, a mobilização da categoria se associando, participando e decidindo é muito importante”.

MAIS – Site do Sindinutri-SP.