No dia 6 de outubro, o PL foi o partido mais votado do Brasil. E entre os campeões nacionais de voto esteve um frentista de origem. Em Novo Gama, cidade próxima ao Distrito Federal, Carlos Alves dos Santos recebeu 78,88% dos votos, tornando-se, em termos percentuais, o prefeito mais votado de seu partido.
Carlos não é outro se não Carlinhos do Mangão, ex-frentista, ex-gerente de posto, sindicalista que há anos comanda o Sinpospetro-DF, com cerca de 10 mil trabalhadores na base.
O jornalista João Franzin, da Agência Sindical, entrevistou o mineiro Carlinhos, natural de João Pinheiro, que ganhou o apelido por haver trabalhado no Bar Mangão, como balconista, logo que chegou ao Distrito Federal.
Ele conta que, logo depois, em janeiro de 1997, foi contratado como frentista num posto de gasolina no DF. Tempos depois foi promovido a subgerente, chegando na sequência à gerência do estabelecimento. Outro caminho traçado pelo companheiro foi no sindicalismo, começando como suplente de diretoria.
A disposição em atuar para a coletividade levou Carlinhos à política. Em 2012, disputou a vereança, mas ficou na suplência. Em 2014, candidatou-se a deputado estadual, sem sucesso. Quatro anos depois, em 2016, tentou ser vice-prefeito, sem eleger-se.
Mas Carlinhos seguiu atuando na política e em 2020 foi eleito prefeito de Novo Gama, com 46%. No dia 6/10, o mineiro migrante viu seus esforços plenamente coroados, ao vencer o pleito com quase 79% dos votos – ele é filiado ao PL desde 2019, antes, portanto, da entrada de Bolsonaro no partido.
Carlos Alves dos Santos vê semelhanças entre a atuação sindical e a política. Ele diz: “Buscamos o mesmo resultado, que é a dignidade das pessoas, o respeito ao ser humano, a justiça social, a valorização do trabalho, o bem coletivo”.
Parcerias – Mas boa vontade não basta pra vencer eleição. Carlinhos destaca parcerias. “O apoio do governo do Estado de Goiás, as emendas de deputados federais e distritais, como também de senadores, tudo isso se somou na conquista dessa grande vitória”, ele diz.
Obras – O êxito das parcerias se explica, em muito, pela realização de obras na cidade. O prefeito campeão de votos conta: “As marcas maiores da minha gestão foram investimentos em Saúde, Educação, Inclusão Social e Infraestrutura. São os quatro pilares que apoiam uma gestão com transparência. Os parlamentares que nos enviam emendas veem onde os recursos estão sendo devidamente aplicados”.
Lista – Carlinhos do Mangão lista obras de peso. Ele diz: “Reformamos e construímos 22 escolas; na Saúde, reformamos 10 UBSs e construímos mais quatro. E tem um Hospital Municipal com obras já bem adiantadas”. Ele acredita ter conseguido apoio e voto de 90% dos diretores, professores e demais profissionais da Educação.
Emprego – O prefeito Carlinhos está atento ao mercado de trabalho. A cidade vê seu polo comercial crescer, seja no ramo varejista ou de supermercados. Ele conta: “O comércio tem crescido, com lojas, atacadão e outros estabelecimentos. Temos atraído empresas. Em meu mandato, abrimos mais 12 mil novos CNPJs. Hoje, todos os grandes bancos operam no Município”.
Muitos moradores do Novo Gama trabalham em Brasília e cidades-satélites. “Mas parte dessa renda é gasta aqui na cidade mesmo. A construção civil registra forte crescimento. A arrecadação municipal cresce, possibilitando à Prefeitura ampliar investimentos”, afirma o prefeito.
Postos – Até o setor de postos de combustíveis está crescendo, após sofrer paralisações devido a questões ambientais, agora resolvidas. Carlinhos do Mangão explica: “Desburocratizamos os processos. Já temos quatro postos em obras e mais um pedido em análise”.
Uma das frentes de investimentos é o saneamento básico. Carlinhos adianta que sua gestão finaliza obras de esgoto em bairros e já abre mais licitações. “Queremos beneficiar 75% da população”, assegura.
Alegria – Carlinhos tem forte vocação política e senso coletivo. O prefeito sintetiza sua alegria em governar o município, ao ver, segundo ele, “o reconhecimento popular e ter consciência de que estamos fazendo o dever de casa”. Para Carlinhos do Mangão, “um governante pode somar causa, trabalho e dedicação, colhendo resultados e apoio dos munícipes”. No caso dele, 78,88% de apoio.
População – Novo Gama tem hoje 108.883 habitantes.
MAIS – Site da Prefeitura, Instagram do Prefeito ou e-mail do governo municipal.