Para lideranças, Encontro Nacional fortalece luta dos frentistas

Encontro Nacional Frentistas

A Fenepospetro e a Fepospetro-SP realizam nesta quinta e sexta (24 e 25), o VI Encontro Nacional dos Frentistas, em Brasília. O evento acontece na sede da CNTC (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio) sob o lema “Lutar e Resistir por mais Justiça no Mundo do Trabalho”.

A expectativa é reunir mais de 150 lideranças da categoria dos 60 Sindicatos ligados às duas federações. O sindicalistas debaterão temas relevantes ao trabalhadores do setor e traçar as ações e estratégias das entidades para o próximo período.

Severino Damião Pessoa, presidente do Sinpospetro-PE, elogia a iniciativa. O dirigente ressalta que a obrigação de homologar as dispensas no Sindicato será dos temas debatidos. Ele explica: “A homologação feita na entidade garante direitos dos trabalhadores e estreita os laços com a categoria”.

Profissão – Outro tema a ser debatido é a regulamentação da profissão. Segundo Severino, a questão segue em tramitação em Brasília. O dirigente conta que, em julho, ocorreu reunião com o relator do Projeto de Lei sobre o assunto, o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE). “Ele quis chegar a fundo na realidade da categoria e demonstrou interesse em ajudar na aprovação da proposta” argumenta o líder pernambucano.

Terceirização – Luiz Arraes, presidente da Fepospetro-SP e do Sinpospetro-Osasco, demonstrou preocupação com o problema da terceirização. Ele conta que a questão será exposta ao ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, que participa da abertura do evento. “Existem redes novas de postos que usam a terceirização, mesmo com a Convenção proibindo”, ele denuncia.

O dirigente também cita a questão das novas tecnologias e seus impactos no setor. “Não queremos desemprego. Vamos discutir para, se tiver mudança, que seja uma transição humanizada”, ele afirma.

Além do ministro Luiz Marinho, participam deputados e senadores, representantes do Ministério Público do Trabalho e das Centrais Sindicais.

Conheça a programação completa do VI Encontro Nacional dos Frentistas.

Leia também – Dirigentes de todo País se reúnem nesta semana.

MAISAcesse o Site da Fenepospetro.

FOTO: Imagem de reunião preparatória para o Encontro, em São Paulo. em 19 de julho.