18 C
São Paulo
terça-feira, 29/04/2025

Patah, da UGT, defende custeio do Sesc e Senac

Data:

Compartilhe:

Nesta semana, nas Capitais e em várias cidades de maior porte, houve manifestações em defesa do Sesc e do Senac.

As razões foram expostas em anúncios do Senac na Folha de S. Paulo e outros jornais.

O Serviço Social do Comércio foi criado em 1946. Diz o Decreto: “Tem por finalidade estudar, planejar e executar medidas para o bem estar social e a melhoria do padrão de vida dos comerciários e o aperfeiçoamento moral e cívico da coletividade, através de uma ação educativa que exercite indivíduos e grupos para adequada e solidária integração numa sociedade democrática”.

O Informe publicitário “Defenda o Senac e o Sesc. Diga não ao corte de 5%” esclarece que está no Senado o PLV 9/2023, cujos Artigos 11 e 12 “propõem a transferência de recursos para a Embratur”.

Na tarde de terça (16), São Paulo também protestou, em frente ao Teatro Municipal, Centro. “Bem mais de mil pessoas participaram”, afirma Ricardo Patah, que preside o Sindicato dos Comerciários de SP e a UGT – União Geral dos Trabalhadores.

Patah conta: “Alertei que o Sistema S tem décadas de serviços ao Brasil e à classe trabalhadora”. O dirigente lembra que o próprio presidente Lula se formou no Senai.

Em 1963, Luiz Inácio da Silva diplomou-se meio-oficial-torneiro. A UGT é frontalmente contra a proposta do PLV, por também temer mais desemprego.

Segundo o Informe do Senac existem 63 unidades no Estado de São Paulo. Em 2022, houve 450 mil matrículas. “Em 2023, serão 180 mil bolsas de estudo gratuitas, a pessoas de baixa renda”, adianta a Nota.

Trabalhadores, artistas, intelectuais, sindicalistas e empresários se somam no combate ao que a Fecomércio chama de “desvio” dos recursos pra um repartição da Embratur.

Bolsonaro – Os ataques se intensificaram ainda no governo Bolsonaro, quando Paulo Guedes tentou capturar R$ 6 bi do Sistema.

MAIS – Sites dos Comerciários de SP, da UGT e da Fecomércio.

Conteúdo Relacionado

Lula e sindicalistas se reúnem terça, em Brasília

Nesta terça, dia 29, sindicalistas ligados a todas as Centrais promovem Marcha em Brasília, a fim de reafirmar a Pauta da Classe Trabalhadora e...

Sindicalistas homenageiam vítimas de acidentes de trabalho

Sindicalistas de várias categorias profissionais e entidades ligadas aos direitos humanos promoveram domingo (27), em São Paulo, o Ato e Canto pela Vida. Manifestação...

Lula receberá Centrais dia 29

O presidente Lula não participará do 1º de Maio Unitário das Centrais Sindicais, em São Paulo. Mas receberá CUT, Força Sindical, UGT, CTB, CSB,...

Ensino Superior mantém campanha

Os professores da rede privada, ensino Superior, se encontram em campanha salarial. A data-base é 1º de março. As assembleias pra organizar as mobilizações...

Força Sindical confia na idoneidade do Sindnapi

O governo reagiu prontamente ante a constatação de um esquema de fraudes no INSS. Basicamente, as fraudes consistiam na associação unilateral de aposentados e...