Poeta do cordel homenageia Dieese

0
26

Um belo presente para o Dieese e a todos os que acompanham e apoiam as lutas sindicais. O cordelista cearense Paiva Neves homenageou os 70 anos da entidade com o livreto de cordel “Dieese 70 anos – Na luta sindical dos trabalhadores”. A publicação tem apoio do Sindicato dos Bancários do Ceará.

O poeta Paiva informa: “Há vinte anos escrevi/Um livreto de cordel/Contando toda a história/Do Dieese e seu papel”. O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos foi fundado em dezembro de 1955, por um grupo de 21 Sindicatos de trabalhadores.

O cearense Paiva Neto sabe do que fala, até porque, de 1998 a 2016, foi dirigente do Sindicato dos Sapateiros do seu Estado, onde exerceu a função de coordenador-geral de 1998 a 2013. Ele também coordenou o escritório cearense do Dieese. É formado em Pedagogia e tem mestrado em Educação.

O livreto do cordelista aborda vários aspectos do Dieese, destacando a assessoria econômica às entidades de classe. A respeito de uma greve anterior ainda à criação do Dieese, ele recita: “A greve de 51/Foi um marco importante/Categoria bancária/Na sua luta constante/Desmascarou o governo/Com seu índice farsante”.

O autor – Francisco Paiva das Neves é poeta e cordelista nascido em Cedro (Ceará), em 1º de dezembro de 1963. Ele é uma figura ativa na preservação e no estudo da literatura de cordel, sendo também professor e funcionário público. Possui formação acadêmica, com graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde também é doutorando em Educação.

MAIS – No Dieese, em SP, e nos Bancários do Ceará.