Presidente da CredMetal ressalta papel social das cooperativas

0
597
Milton é presidente da CredMetal

Na crise, aumenta a necessidade de crédito pra pessoas e empresas. O que vem do governo é pouco e, da parte dos bancos, menos ainda. Durante a pandemia, do total de crédito a quem buscou as instituições, os bancos respondem por 6%. Já as cooperativas liberaram pra 26%.

Na cooperativa de crédito, quem se associa vira cotista; não é um correntista. As taxas de juros e serviços são mais baixas. E os cooperados têm tratamento igualitário, sejam quais forem seus aportes.

Essa explanação foi feita por Milton Baptista de Souza (o metalúrgico Milton Cavalo), que preside a CredMetal, integrada ao Sicoob – Sistema de Cooperativas de Crédito. A CredMetal, criada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco (SP) há 20 anos, obteve junto ao Banco Central autorização para agregar pessoas físicas e jurídicas em geral.

O presidente da CredMetal falou na live da Agência Sindical quarta, 1º de julho.

TRECHOS PRINCIPAIS:

História – “Nossa cooperativa foi criada pelo Sindicato pra dar crédito de forma prática e taxa de juros acessíveis aos trabalhadores. Hoje, atendemos pessoa física e jurídica. A cooperativa tem todos os produtos que um banco oferece. Mas o cooperado é também dono e tem participação nas decisões”.

Garantia – “O Sicoob é um dos maiores sistemas cooperados do País. É o oitavo maior banco. Atuamos sob jurisdição do Banco Central. E o cooperado tem as garantias dos correntistas de outros bancos. O Sicoob foi o sexto banco do País quanto a lucro, mesmo não tendo sido criado com esse propósito. O lucro, dividido entre os cooperados, pode ser sacado ou depositado”.

Papel social – “O cooperativismo é ligado à questão social. Sempre achei que o sindicalismo tinha que ter essa ferramenta pra alavancar as lutas e mesmo oferecer um serviço social através de taxas mais justas, assim como prestar um papel solidário, porque o companheiro está necessitado”.

Juros – “Temos várias taxas, pois todo crédito embute risco. O cooperado pode emprestar até cinco vezes o valor do capital depositado. Esse capital é reajustado geralmente pelo valor da taxa Selic. Ano passado, rendimento superou o da poupança”.

Crise – “Durante a pandemia, 36% das pessoas procuraram a Caixa; 24%, o Itaú; e 6% foram ao Sicoob. Quem mais concedeu crédito foi o sistema cooperado. Nossa taxa de aprovação ficou em 26%; nos outros bancos foi de 10% e 6%, respectivamente. Quem tá ajudando o pequeno empresário e o produtor rural na pandemia são as cooperativas”.

Assista – Clique aqui e assista à live na íntegra.

Contatos – Pelo site Sicoob-Credimetal, Instagram e Facebook. Telefone (11) 3688.2423. Atualmente, atende em horário reduzido, até as 15 horas, conforme orienta a Febraban.