O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), afirma que estuda, por meio de um Projeto de Lei, a autorizar Estados, municípios e a iniciativa privada a assumirem riscos na compra de vacinas contra a Covid-19. Hoje, somente a União tem tal prerrogativa. A rede privada também deverá contribuir com repasses de doses ao SUS.
A proposta seria uma forma de viabilizar um acordo com os laboratórios responsáveis pelos imunizantes da Pfizer e da Janssen – que pertence à Johnson & Johnson. A afirmação foi feita após reunião entre Pacheco e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.
“É óbvio que nós vamos construir uma forma que preserve o Plano Nacional de Imunização, que preserve o Sistema Único de Saúde em razão da universalidade e que obedeça às prioridades do Brasil para que não haja sacrifício a essas prioridades”, disse o presidente do Senado.
Anvisa – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou nesta terça (23) pedido de registro definitivo da vacina contra a Covid-19 produzida pela Pfizer e pela BioNTech. O laboratório, porém, ainda não assinou contrato de venda com o Ministério da Saúde e não há doses disponíveis para aplicação.