Professores/Fepesp obtêm ganhos reais

Data:

Compartilhe:

Depois de muitas reuniões com os representantes dos empregadores, estão assinados os Acordos Coletivos do Sistema S (Sesi, Senai e Senac), bem como a Convenção da Educação Básica. A campanha salarial do Ensino Superior segue em negociação, com assembleias até o final desta terça (29).

As negociações, coordenadas pela Federação junto com os Sindicatos integrantes, garantiram aumento salarial, abono e manutenção de cláusulas já existentes nas CCTs para todos os setores.

Sesi/Senai

Mobilização histórica e primeira paralisação de docentes em 30 anos na rede Sesi. Após mediação do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, os professores e professoras do Sistema S conquistaram 0,83% de aumento real, com adicional de hora-atividade. A soma das duas conquistas mais a inflação do período representa reajuste salarial de 5,70%, a partir de 1º de março.”

Houve também avançamos em cláusulas relacionadas às relações de trabalho nas unidades. Entre os quais, garantia de que pedagogas de 1º e 2º anos trabalharão apenas em uma turma. Também se discutiu essa possibilidade, para pedagogas de 3º, 4º e 5º anos, item que segue em debate na Comissão de Negociação.

Vitória – As conquistas abrangem também o Senai, tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior. Celso Napolitano, presidente da Federação, afirma: “Foi histórico e vitorioso o movimento do setor, dentro e fora das assembleias”.

Senac

Campanha fechada com êxito. A contraproposta patronal foi aprovada dia 16 de abril, em assembleia do Ensino Superior e Médio. Os Acordos Coletivos valerão por dois anos, ou seja, 2025 e 2026. Garantidos reajuste salarial de 6% para este ano e Participação nos Lucros e/ou Resultados ou Abono Salarial de 18% nos dois anos.

Educação Básica

Foram nove semanas de mobilização e negociação, resultando numa Convenção Coletiva válida por dois anos. Conquistas: reajuste salarial de 6% para 2025, Participação nos Lucros e/ou Resultados ou Abono Salarial de 18% e garantia de aumento real de 1,5% no ano que vem.

Vale-Alimentação – Outro importante avanço. Seu valor aumentou 20% este ano, passando para R$ 180,00. Quanto a 2026, está assegurado reajuste de 15%, com o valor subindo para R$ 205,00.

O professor Celso Napolitano, presidente da Fepesp, informa que soma 69% o aumento no benefício, conquistado no período de três anos.

O presidente explica: “Em 2023, o Vale estava em R$ 120,00. Em 2024, conquistamos 25% de aumento, passando para R$ 150,00. Este ano, conseguimos R$ 180,00, com 20% de aumento e garantia de mais 15% em 2026, subindo seu valor para R$ 205,00”.

“Cabe explicar que não conseguimos de uma hora pra outra. Estamos avançando gradativamente, assim como no Piso Salarial. Este ano obtivemos 10% de aumento no Piso. Pra 2026, teremos mais 10%, o que representa mais 21% durante o período, além do aumento conquistado em 2024”.

A Convenção Coletiva do Básico passa a vigorar com efeito retroativo a 1º de março. Professores e professoras devem receber o reajuste até o 5º dia útil de maio, assim como as diferenças salariais correspondentes ao mês de março. O Vale-Alimentação também será reajustado a partir de março, com R$ 30,00 de diferença a receber em maio. Vigência de 1º de março de 2025 a 28 de fevereiro de 2026.

Cláusula 63ª –  Estabelece o pagamento das atividades avaliativas, substitutivas, adaptadas e orientação de trabalhos. Amplamente debatida e aprovada por ampla maioria em assembleias, será ainda discutida pelo TRT.

Celso Napolitano destaca: “Faremos todo o trabalho no sentido de manter a cláusula, tanto no termo jurídico, perante os desembargadores, quanto no termo sindical perante a sociedade. É uma cláusula importantíssima, pois tem a ver com todo o projeto de inclusão de alunos com singularidades, para que essa singularidade seja respeitada e os professores e professoras sejam qualificados, bem como remunerados por esse trabalho”.

Superior

Segue em negociação. Sindicatos integrantes da Fepesp fazem assembleias até hoje 29 de abril. Após ampla mobilização das bases, a comissão patronal recuou do propósito de desmontar a Convenção Coletiva. Agora, efetivamente, iniciam-se as negociações.

As assembleias têm aprovado a continuação das negociações com limite de tempo até 14 de maio. Professores aprovaram o estado de greve e a possibilidade de convocação rápida para as assembleias.

Procure o Sindicato – Em caso de dúvidas ou descumprimento das Convenções, entre em contato com seu Sindicato. As entidades estão a postos pra garantir o que foi definido nas negociações.

MAIS – Consulte o site da Fepesp e dos Sindicatos integrantes.

Conteúdo Relacionado

Centrais e Alcolumbre devem se reunir dia 1º

Avançam as articulações pelo fim da escala 6x1 e a redução da jornada pra 40 horas semanais. A primeira quarta-feira de julho deverá ter...

Centrais criticam juros altos

Em Nota conjunta, as Centrais Sindicais criticaram o corte de apenas 0,25 ponto percentual na Taxa Básica de Juros (Selic). O corte, feito pelo...

Diap publica os “100 cabeças do Congresso”

Saiu a edição 2026 do “Cabeças do Congresso Nacional”, publicação anual, aguardada, do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar - Diap. A lista é elaborada...

Dieese alerta para a PEC da Maldade

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 12/2026, apresentada no Senado Federal, acende um alerta entre entidades sindicais e especialistas em relações de trabalho....

Presidente do Sindicato dos Atletas avalia Copa

Como um ex-jogador profissional de time grande está vendo a atual Copa do Mundo de Futebol? E, se ele for, além de ex-goleiro, um...