Protesto em São José une grevistas da GM

0
106
GM
Varal de uniformes na portaria da GM, em São José

Pegou mal em todos os quadrantes a decisão da montadora de demitir, por telegrama, centenas de trabalhadores em São Caetano do Sul, Mogi das Cruzes e São José dos Campos. Os metalúrgicos reagiram com greve.

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, critica a GM: “Inaceitável a empresa tomar essa medida sem dialogar com os trabalhadores e, pra piorar, mandar telegrama em pleno final de semana comunicando a absurda decisão”. Ele determinou mesa-redonda entre as partes.

SJC – Segundo Weller Gonçalves, presidente do Sindicato de São José, “a greve é forte e nenhum carro foi montado desde segunda-feira”. No total, ele informa, há 12 mil trabalhadores de braços cruzados.

Luiz Marinho determinou ao Superintendente Regional do Trabalho chamar mesa de negociação da GM com os Sindicatos de SP/Mogi, São Caetano e São José, a fim de tratar das demissões. Diz Marinho: “Determinei que chame, ainda nesta semana, mesa de negociação entre empresa e Sindicatos pra tratar das demissões”.

SP – Na tarde desta quarta (25), haveria reunião com o Secretário da Fazenda do Estado de São Paulo. As entidades sindicais também conclamam o Ministério Público do Trabalho a ajudar na busca de solução. Mas, segundo Weller Gonçalves, “a condição pra resolver o problema é anular as demissões”.

Supremo – Está em vigor vigor sentença do Supremo Tribunal Federal, relativa à Embraer, segundo a qual a empresa não pode fazer demissões em massa sem antes dialogar com o Sindicato da categoria. A decisão decorre de ação judicial do Sindicato de São José dos Campos ainda em 2009.

Ato – O presidente Weller adianta que nesta quinta (28) haverá ato público em São José dos Campos. Concentração na sede da entidade (Rua Maurício Diamante, 65, Jardim Matarazzo, São José dos Campos, SP). “Virão ônibus de Mogi e São Caetano, e os companheiros se juntarão aos trabalhadores locais. São 12 mil em greve”.

MAIS – Sindicato de S. José – www.sindmetalsjc.org.br
Telefone (12) 3946.5333

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui