As melhores organizações humanas nascem de baixo para cima. Ou seja, nascem da necessidade e da vontade dos que estão na base de um bairro, associação, fábrica ou de uma categoria profissional.
Nosso Sindicato atua nesse sentido. E uma demonstração disso acontecerá sexta, dia 13, em nossa sede. Na data, realizaremos Encontro de Delegados Sindicais e membros das Cipaas – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio. O objetivo é fortalecer a ligação entre os que atuam no chão de fábrica, seja na defesa dos direitos, seja representando seus colegas de trabalho nas demandas por mais saúde e segurança nos ambientes na empresa onde trabalham.
Os presentes poderão também assistir a palestras com especialistas em saúde e segurança, legislação e normas referentes ao setor. Também um economista do Dieese analisará as condições gerais da economia brasileira, principalmente o setor industrial. Um dos temas é redução da jornada pra 40 horas semanais, sem reduzir salário.
A organização do Encontro está a cargo do Departamento de Saúde do Trabalhador no Sindicato, mas toda a diretoria se engaja para que o evento seja bem sucedido e os participantes saiam com mais conhecimento sobre os desafios diários nos locais de trabalho.
Nossa Convenção Coletiva contém uma série de garantias pra quem sofre acidentes de trabalho. Encontros como esse são oportunos pra reafirmar direitos e mostrar ao trabalhador que há uma ampla proteção legal frente a doenças e acidentes.
Importante o Representante Sindical e o integrante da Cipa conhecerem mais sobre seus papéis e ter a certeza de que o Sindicato estará sempre ao lado desses companheiros.
O Encontro de Delegados e Cipeiros começará às 8h30 da sexta, na sede, à rua Harry Simonsen, 202, Centro, Guarulhos. Todos serão bem recebidos.
Migrantes – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vem caçando migrantes pobres, infernizando a vida de bolivianos, colombianos, mexicanos, asiáticos, africanos, brasileiros e tantos outros que foram tentar a sorte num País rico, poderoso, onde há lugar para todos.
Após meses de pressão, prisões, maus tratos e humilhações, os migrantes reagiram, fazendo manifestações públicas pacíficas, tentando conter os abusos de um Presidente que não tem pudor em atingir famílias, em separar pais e filhos.
Meu voto de solidariedade aos que procuraram nos Estados Unidos uma oportunidade de viver do trabalho honesto, constituir família e construir um patrimônio. Repudio a truculência policial contra homens, mulheres e crianças. São civis indefesos que querem apenas trabalhar em paz.
Paz – O clima esquenta entre as grandes potências contra a Rússia. Esta reposiciona seu arsenal nuclear. Uma terceira guerra mundial poderá destruir o mundo inteiro. Deus nos livre!
Josinaldo José de Barros (Cabeça). Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região.