20.4 C
São Paulo
sábado, 14/09/2024

Sabesp demitirá mais, diz Sindicato

Data:

Compartilhe:

A privatização da Sabesp traz preocupações sobre redução de empregos, queda de qualidade dos serviços e aumento de tarifas. Depois de ser aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo, na quinta, dia 2, passou também pela Câmara dos Vereadores.

Movimentos sociais, sindicatos e entidades da sociedade civil se mobilizam contra a transferência da estatal à iniciativa privada. E prometem resistir com de protestos e ações na Justiça.

A Agência Sindical conversou sobre os riscos envolvendo a privatização da empresa com Rene Vicente dos Santos, diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Abastecimento de Água e Esgoto do Estado de São Paulo (Sintaema).

Precarização – O sindicalista aponta a redução do quadro de funcionários como fator que trará consequências sérias, com perda de mão de obra qualificada.

Ele alerta que a empresa vencedora da licitação buscará reduzir custos, com demissões e terceirização em massa. O dirigente afirma: “Já assistimos isso nas estatais que foram privatizadas, com avanço do desemprego e precarização, terceirização de serviços”.

Demissões – Segundo o sindicalista, esse é um movimento que já ocorre na Sabesp, mas de forma lenta. Dos anos 80 até agora o número de funcionários caiu pela metade, de cerca de 22 mil para 11 mil.

A adesão de profissionais mais antigos a planos de demissão incentivados reduziu parte das vagas. Com a privatização a tendência é acelerar o processo. “Eles substituem a mão de obra qualificada, com salário acima da média de mercado, por terceirizados, com alta rotatividade e sem o compromisso de um trabalhador próprio”, detalha o sindicalista.

Tarifas – Outro risco é elevação das tarifas de água e esgoto, pressionado pela busca por lucro. A lógica do mercado, priorizando resultados financeiros, pode levar a preços inacessíveis especialmente para as famílias mais vulneráveis, e em um serviço essencial.

O diretor da Sintaema explica: “É uma combinação que mais uma vez o consumidor vai ser prejudicado, com queda na qualidade e preços mais altos”.

MAIS – Site do Sintaema.

Conteúdo Relacionado

O 188 do CVV salva vidas

O telefone 188 é até bem conhecido pelas pessoas. Mas deveria ser muito mais conhecido, como se conhece, por exemplo, o 190 da Polícia...

Emprego e PLR crescem na base do ABC

O Tribuna Metalúrgica 5.361, do Sindicato da categoria no ABC, deu de manchete quinta (11) o crescimento industrial em julho e também o acumulado...

Metalúrgicos de Guarulhos negociam mais PLR com ganhos

O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região conduziu, nos últimos dias, um grande número de assembleias de Participação nos Lucros e/ou Resultados das...

FNE reúne e mobiliza engenheiros de todo o Brasil

A Federação Nacional dos Engenheiros realiza, entre 17 e 19 de setembro, o XII Congresso Nacional dos Engenheiros (Conse). Evento acontece a cada três...

Preços dos alimentos devem seguir em queda

O Dieese mostrar que o valor da cesta básica voltou a cair em agosto nas 17 Capitais pesquisadas. Em julho, a queda nos preços...