Salário, saúde, beleza – Josinaldo José de Barros (Cabeça)

0
8

Convido todos metalúrgicos e metalúrgicas da nossa base pra assembleia de campanha salarial. Nesta sexta-feira, dia 8, na sede do Sindicato, a partir das 18 horas.

O objetivo é apreciar e votar as primeiras propostas patronais – ou de grupos, como o Sindpeças, o Sindimaq, entre outros.

Nesta época do ano, 600 mil metalúrgicos da Força Sindical estão em campanha salarial no Estado de SP. A categoria pleiteia a garantia das conquistas na Convenção Coletiva, ampliação de direitos e aumento real de salário.

Sindicato distribui boletim nas fábricas e também convoca a categoria por meio das redes sociais. A meta é sempre realizar uma assembleia de casa cheia.

Na própria sexta, outro fato importante será o sorteio das vagas de final de ano pra nossa Colônia de Férias em Caraguatatuba. Observe: a assembleia de campanha salarial é aberta a sócios e não-sócios. Quanto ao sorteio, só podem concorrer associados que fizeram a pré-reserva.

Importantes obras em andamento

Informo também que duas obras importantes estão em andamento em nosso Sindicato. Uma se refere à reforma para instalação do consultório dentário no Sindicato – com duas cadeiras. Outra obra adapta uma sala da sede para o salão de cabeleireiro. A diretoria quer inaugurar já em dezembro o consultório odonto.

Observe você que essas três iniciativas, nessa ordem, tratam de salário, saúde e beleza. Ou seja, de três itens que, na prática, melhorar nossa qualidade de vida.

Sempre digo que o sindicalismo é uma força construtiva, com forte espírito coletivo. Por isso, o trabalhador deve olhar com carinho pra seu Sindicato, participar e fortalecer sua entidade. Anote aí: dia 8 de novembro (sexta), assembleia de campanha salarial em nossa sede. Esperamos vocês!

Dia da Consciência Negra

Novembro é repleto de datas importantes. Uma delas é o Dia da Consciência Negra. A data presta homenagem ao grande Zumbi dos Palmares, que organizou a maior resistência que se conhece contra o regime de escravidão que vigorava no País.

Esse tipo de feriado deve ser comemorado. Mais do que isso: deve ser um momento de reflexão a respeito das injustiças e do racismo. O pior é que a escravidão persiste, principalmente contra imigrantes e grupos socialmente fragilizados. Mas fique claro: racismo é crime e crime inafiançável.

A condição dirigente sindical e essa condição me proporciona acesso a mais informações e conhecimento. Ainda hoje tem gente pensando que existe lei de reposição salarial das perdas da inflação. Muita gente pensa que a escravidão acabou quando a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea. Não é verdade.

Aliás, o desconhecimento a respeito de direitos e da história facilita abusos, exploração e mesmo as novas formas de escravidão. O Sindicato busca levar conhecimento e orientação. Nosso compromisso é com a verdade e a justiça social.

Josinaldo Cabeça é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região.