Seminário abre campanha dos Engenheiros de SP

0
1

Sexta, dia 24, o Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo realizou o XXV Seminário Preparatório da Campanha Salarial. O evento, na sede, Centro de SP, contou com a diretoria da entidade, membros da categoria, representantes de empresas do setor e também de especialistas, que falaram em breves painéis temáticos.

Murilo Pinheiro, presidente do Sindicato, explica que esse tipo de Seminário já integra a agenda anual da entidade, consagrando-se como uma tradição rumo ao fortalecimento do diálogo e das negociações coletivas.

Segundo Murilo, a conjuntura econômica nacional favorável indica saúde das empresas. Ele diz: “A saúde da empresa é também a saúde do engenheiro. E a boa saúde do engenheiro ajudará na boa saúde da empresa”.

Conferência – Consultor do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), Antônio Augusto de Queiroz falou da conjuntura nacional e eleitoral, mostrou otimismo quanto à Primeira Conferência Nacional da Engenharia – já agendada – e tratou do Projeto de Lei que visa acabar com a escala 6×1. Diz Toninho: “Essa matéria é de interesse nacional e não tem como ficarmos fora dessa discussão”.

Presenças – Congás, Enel, CPFL, Embraer, Ministério Público do Trabalho (Conalis), Dieese, entre outras empresas, e entidades, participaram do XXV Seminário de Preparação das Campanhas Salariais.

Para o consultor sindical João Guilherme Vargas Netto, presente em todas as edições, “a experiência dos Engenheiros de São Paulo já estabeleceu um padrão nas negociações, dentro das várias datas-bases da categoria”. O Seminário não tem caráter de debate ou discussão de pauta, mas, para Vargas Netto, indica, concretamente, “uma disposição das partes na busca do acordo coletivo por setor”.

O XXV Seminário, contou com a participação do diretor da Agência Sindical, jornalista João Franzin, que abordou os desafios da comunicação nas entidades de classe, nas empresas e também no governo.

MAIS – Sindicato dos Engenheiros no Estado de SP