Seminário em SP celebrará 70 anos do Dieese

0
88

Dia 22 de dezembro, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos completa sete décadas. A entidade prepara diversas ações para celebrar a data. A principal delas é o “Seminário Internacional Dieese 70 Anos – Disputar a renda, reduzir as desigualdades”, dias 11 e 12 de dezembro, no Sesc Bom Retiro, em São Paulo.

Serão quatro mesas de debate, sobre temas como justiça tributária, distribuição de renda, superação de desigualdades de raça, gênero e território e promoção da segurança alimentar. Ao final, haverá uma solenidade em comemoração ao aniversário do Dieese, com a presença de representantes sindicais, parlamentares, governantes e outras autoridades.

A cerimônia vai homenagear Walter Barelli, diretor técnico do Dieese entre 1966 e 1990, que passará a dar nome ao Auditório da Escola Dieese de Ciências do Trabalho, no Centro de SP. Para Victor Pagani, atual diretor de Relações Sindicais, “Barelli cumpriu um papel fundamental para construir a credibilidade que o Dieese tem hoje junto à sociedade”.

Pagani conta que, ao longo de 2026, o mesmo Seminário deve ser levado a todas as Capitais em que o Dieese possui escritórios regionais. À Agência Sindical, ele fala sobre a trajetória do Dieese, entidade criada e mantida pelo movimento sindical brasileiro.

Principais trechos:

Papel – “Ao longo de seus 70 anos, o Dieese tem produzido indicadores e realizado pesquisas e estudos para assessorar as entidades sindicais em todas as suas atividades, sobretudo nas negociações coletivas. Além de atuar em pesquisa e assessoria, realiza formação sindical através da Escola Dieese de Ciências do Trabalho, em funcionamento desde 2012”.

Ditadura – “O Dieese atravessou rupturas e turbulências políticas, inclusive na ditadura. Nas décadas de 70 e 80, se notabilizou pela denúncia da manipulação da inflação divulgada pelo regime militar. O Índice de Custo de Vida calculado pelo Dieese ajudou a legitimar as greves do final da década de 70 que depois se espalharam por todo o País e foram fundamentais para a redemocratização”.

Anos 90 – “Com a estabilidade monetária pós-Plano Real, o Dieese teve destaque ao desenvolver uma nova metodologia que jogou luz ao problema do desemprego, bastante acentuado naquela época. Isso fez, inclusive, com que o IBGE alterasse sua metodologia de estimativa da taxa de ocupação na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios”.

Atualidade – “Ao longo dos anos 2000, a entidade vem assessorando Centrais Sindicais na elaboração de pautas para elaboração de políticas públicas. O departamento segue cumprindo a missão de produzir conhecimento técnico-cientifico metodologicamente consistente, reconhecido e com credibilidade a serviço da classe trabalhadora”.

MAIS – Site do Dieese.