Servidores de SP debatem estratégia de ação pela valorização do setor

0
207
ataques do governo

Debater e definir estratégias de ação contra os ataques do governo estadual são as tarefas prioritárias do 1º Encontro dos Servidores Públicos do Estado de SP, iniciado na manhã da quinta (23).

O evento hibrído (presencial e online) acontece no Centro do Professorado Paulista, no bairro da Liberdade, Centro da Capital e reúne centenas de trabalhadores do setor de diversos segmentos, além de lideranças sindicais e parlamentares.

Entre outras pautas, os trabalhadores se articulam contra a Reforma Administrativa iniciada pelo governador Tarcísio de Freitas, que pode afetar mais de 1,2 milhão de servidores.

Decreto publicado no Diário Oficial do último dia 7 instituiu a criação de Grupo de Trabalho para discutir propostas, sem considerar a participação de representantes dos servidores públicos.

Na parte da manhã, Victor Pagani, supervisor-técnico do Escritório Regional do Dieese em São Paulo (ER-SP), fez uma análise de conjuntura. O técnico comentou o atual cenário político e econômico e as perspectivas para os trabalhadores do setor público no governo Tarcísio.

O economista destaca que é essencial que o funcionalismo se articule e atue de forma unitária, pensando no ciclo orçamentário. “Para o próximo ano é importante tentar a aprovação do Projeto de Lei Orçamentário que garanta recursos para a valorização dos servidores”, alerta.

Vitor lembra que aprovado o LOA, existe uma margem de 20% que pode ser remanejado. “É uma disputa pela utilização dos recursos públicos. Fator que torna a natureza da negociação mais complexa”, destaca o economista do Dieese.

Segundo Vitor Pagani, é importante ganhar a sociedade. Ele diz: “Quanto mais unificado, mais força se tem. Não basta só pressionar o governo, mas também a sociedade, que deve estar ao lado dos servidores. Portanto, o trabalho deve ser feito com as categorias, mas também com os usuários do serviço público em geral”.

Documento – A atividade se encerra nesta sexta (24), com apresentação e aprovação dos relatórios dos Grupos de Trabalho e a apresentação das bandeiras de luta que integrarão o documento final do Encontro.

Transmissão – O encontro é transmitido pela página do Facebook da Frente Paulista em Defesa do Serviço Público. Clique aqui e assista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui