23.3 C
São Paulo
quarta-feira, 17/07/2024

Quarta tem assembleia do audiovisual

Data:

Compartilhe:

Trabalhadores do audiovisual fazem assembleia online nesta quarta, 23, às 19 horas. Link no final da matéria.

Na assembleia, os técnicos vão decidir os temas a serem negociados com o sindicato patronal (Siaesp), a fim de incluí-los na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. Os temas da assembleia são jornada, condições de trabalho, reajuste e outros pontos importantes pra categoria.

CONDIÇÕES – Pra participar, o técnico deve ter registro profissional (DRT) e residir no Estado de São Paulo. Também podem participar os funcionários fixos (celetistas), de produtoras, estúdios de dublagem, locadoras etc., mesmo que não possuam DRT.

CONSULTA – Quanto à Convenção Coletiva atual, clique aqui e consulte.  A data-base do setor é 1º de maio, informa Sonia Santana, presidente do Sindcine. Segundo a dirigente, após São Paulo, poderão ser feitas assembleias para os demais Estados nos quais o Sindcine tem representação.

A assembleia definirá os itens de uma pré-pauta. Aqui, incluem-se todos os pontos que a entidade patronal deixou de debater o ano passado. “Inclusive muitas demandas femininas”, lembra Sonia Santana.

O patronal Siaesp mudou de comando. O exibidor André Sturm deu lugar a Daniela Buzoli, vice, que é ligada a uma produtora de grande porte. Sturm volta a dirigir o Museu da Imagem e do Som – MIS.

JORNADA JUSTA – Um dos problemas que mais afetam os técnicos hoje, no cinema ou publicidade, é o excesso de jornada – esse movimento é mundial, chamado “Jornada Justa”.

Sonia Santana comenta: “A jornada de 10, 12 horas ou mais impede o convívio familiar, a ida a consultas médicas e a pessoa de fazer um curso regular, pois o técnico está sem tempo ou esgotado pelas tarefas”.

MERCADO – Pós-pandemia, houve uma explosão na produção represada. Agora, as produções deram um gap, mas a expectativa é que voltem a seu patamar tradicional.

ATRASOS – Produtoras e profissionais do setor também sofrem com atrasos de pagamento por parte do governo – em média, 180 dias. O atual tende a melhorar essa condição. Segundo Sônia, “o desestímulo faz com que profissionais formados e experientes acabem deixando o audiovisual”.

PARTICIPE – Assembleia quarta, dia 22, às 19 horas, formato on-line. Clique aqui e acesse.  

Conteúdo Relacionado

Bancários e Fenaban debatem pauta

O Comando Nacional dos Bancários participa da quarta reunião com a Federação dos Bancos. Data-base da categoria é 1º de agosto.As duas próximas rodadas...

CTB destaca emprego formal

O informativo digital da Central CTB de terça, 16, destaca o crescimento da busca pelo emprego formal. A taxa de desemprego no Brasil, hoje,...

Lançada a nova “Cresce Brasil”

“Cidades Inteligentes”. Esse é vetor da revista "Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento", lançada segunda (15), no Sindicato dos Engenheiros no Estado de São...

Termina o Futebol, começa o Futsal

Terminou domingo, 14, o 27º Campeonato de Futebol do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região. Participaram do certame 26 equipes e cerca de...

Engenheiros lançam nova revista

“Cidades Inteligentes”. Esse tema é central na revista do "Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento", que será lançada hoje (15), às 15 horas, no...