23.6 C
São Paulo
sexta-feira, 18/04/2025

Quarta tem assembleia do audiovisual

Data:

Compartilhe:

Trabalhadores do audiovisual fazem assembleia online nesta quarta, 23, às 19 horas. Link no final da matéria.

Na assembleia, os técnicos vão decidir os temas a serem negociados com o sindicato patronal (Siaesp), a fim de incluí-los na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. Os temas da assembleia são jornada, condições de trabalho, reajuste e outros pontos importantes pra categoria.

CONDIÇÕES – Pra participar, o técnico deve ter registro profissional (DRT) e residir no Estado de São Paulo. Também podem participar os funcionários fixos (celetistas), de produtoras, estúdios de dublagem, locadoras etc., mesmo que não possuam DRT.

CONSULTA – Quanto à Convenção Coletiva atual, clique aqui e consulte.  A data-base do setor é 1º de maio, informa Sonia Santana, presidente do Sindcine. Segundo a dirigente, após São Paulo, poderão ser feitas assembleias para os demais Estados nos quais o Sindcine tem representação.

A assembleia definirá os itens de uma pré-pauta. Aqui, incluem-se todos os pontos que a entidade patronal deixou de debater o ano passado. “Inclusive muitas demandas femininas”, lembra Sonia Santana.

O patronal Siaesp mudou de comando. O exibidor André Sturm deu lugar a Daniela Buzoli, vice, que é ligada a uma produtora de grande porte. Sturm volta a dirigir o Museu da Imagem e do Som – MIS.

JORNADA JUSTA – Um dos problemas que mais afetam os técnicos hoje, no cinema ou publicidade, é o excesso de jornada – esse movimento é mundial, chamado “Jornada Justa”.

Sonia Santana comenta: “A jornada de 10, 12 horas ou mais impede o convívio familiar, a ida a consultas médicas e a pessoa de fazer um curso regular, pois o técnico está sem tempo ou esgotado pelas tarefas”.

MERCADO – Pós-pandemia, houve uma explosão na produção represada. Agora, as produções deram um gap, mas a expectativa é que voltem a seu patamar tradicional.

ATRASOS – Produtoras e profissionais do setor também sofrem com atrasos de pagamento por parte do governo – em média, 180 dias. O atual tende a melhorar essa condição. Segundo Sônia, “o desestímulo faz com que profissionais formados e experientes acabem deixando o audiovisual”.

PARTICIPE – Assembleia quarta, dia 22, às 19 horas, formato on-line. Clique aqui e acesse.  

Conteúdo Relacionado

Comerciários coletam assinaturas contra 6×1

Desde fevereiro, o Sindicato dos Comerciários de São Paulo está nas ruas pelo fim da escala 6x1. Mobilização é permanente e acontece em pontos...

Murilo aponta prioridades dos Engenheiros

A chapa “Trabalho-Integração-Compromisso” saiu consagrada das eleições no Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, que terminaram dia 9. A diretoria encabeçada pelo...

Vitória da greve no Sesi

Após meses de negociações e greve forte, professores e professoras da rede Sesi encerraram com vitória a Campanha Salarial. Assembleia estadual terça, dia 15,...

Quem pagar mais não ficará sem funcionários

O dirigente comerciário paulista, Ricardo Patah, está otimista quanto ao emprego no País. Ele também preside a UGT Nacional.Segundo o Novo Caged, o Brasil...

Maior Federação completa 86 anos

Luiz Carlos Motta, presidente da entidade, publica números, dados e iniciativas sobre as dimensões da maior Federação de trabalhadores do setor privado da América...