Sindcine quer sets de filmagem mais seguros

0
178
Sindcine

O Sindcine quer reforçar a cultura de segurança e a prevenção de acidentes nos sets de filmagem. Uma das providências é antecipar a exigência dos certificados de NRs, durante o processo de regulamentação profissional.

Técnico do setor deve ter os certificados de cursos de Normas Reguladoras da sua função, pra que possa trabalhar. Trata-se de exigência legal, com penalidades a quem descumprir.

Segundo o Sindcine, pra ingressar no processo DRT, o técnico precisará apresentar previamente os seguintes certificados, por função: NR-5 (Cipa); NR-35 (trabalho em altura) – fotografia e câmera, som, elétrica, maquinária, arte, cenografia e produção; NR-10 – elétrica; e outros – conforme a função.

Sonia Santana preside o Sindcine. Ela explica: “Ao fazer os cursos pra obter as NRs, o técnico aumenta seu conhecimento sobre segurança e contribui para a prevenção.
Recomendamos a todos que trabalham nos sets de filmagem a buscar o certificado da NR-35, de trabalho em altura”.

Em 28 de junho, morreu eletricista devido a acidente num estúdio em Barueri-SP. O trabalhador, embora com os EPis, bateu num grid eletrificado e foi jogado ao chão. O Sindcine mobilizou o Ministério do Trabalho e os agentes fiscalizaram o local.

O Sindicato, a fim de reduzir riscos, pedirá, antes da produção começar, que o profissional apresente o certificado da NR, além do DRT de praxe. Nos casos em que a pessoa precise subir em escadas ou locais altos, indispensável o curso da NR-35. Set é ambiente eletrificado. Portanto, o domínio da NR-10 se torna indispensável.

Normas mais simples podem ser obtidas por cursos online. Outras, porém, exigem frequência presencial, como a NR-10.

Socorros – Para Sonia Santana, é importante haver cursos de primeiros socorros – dado pelo Corpo de Bombeiros, em oito horas. “Em cada setor do audiovisual, precisa haver pelo menos uma pessoa que conheça primeiros socorros”, alerta.

Para o Sindicato, além dos EPIs do estúdio, é importante o técnico ter o Equipamento dele.
NR própria – Em encontro com Chico Mascena, Secretário executivo do Ministério do Trabalho, o Sindcine sugeriu seja criada NR própria do audiovisual.

MAISwww.sindcine.org.br – telefone (11) 5539 0955

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui