Dia 25 de julho, em SP, o Sindcine se reuniu com o presidente da Fundacentro, Pedro Tourinho. Encontro marcou o início das relações institucionais entre o Sindicato e o órgão governamental de pesquisas relacionadas à saúde e segurança no trabalho.
Sonia Santana, presidente do Sindcine – entidade que representa técnicos do audiovisual em SP e mais seis Estados -, avalia que o encontro foi positivo. Ela diz: “Pedro ficou muito interessado em saber mais sobre a nossa categoria, quem são os profissionais do setor, as condições de trabalho e a questão da jornada excessiva”.
Pedro Tourinho explicou qual o raio de ação da Fundacentro, mostrando que há muitos pontos comuns entre as necessidades dos técnicos no audiovisual e as iniciativas do órgão ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego. Questões ligadas à jornada de trabalho, assédio, burnout, segurança e cursos de qualificação.
O próximo passo do Sindicato será levar um documento detalhado à Fundacentro. Ideia é estabelecer parcerias com a Fundação em formações e cursos, com o objetivo de aprimorar as condições de trabalho dos técnicos do audiovisual.
Na visita, Sonia informou a respeito do II Seminário de Segurança e Saúde no Audiovisual, previsto para novembro. Evento será na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. A dirigente convidou o presidente da Fundacentro. Pedro Tourinho, a depender da agenda, comparecerá.
MAIS – Sites do Sindcine e da Fundacentro.