15.2 C
São Paulo
quinta-feira, 28/08/2025

Sindicalismo deve a Laerte, que completa 70

Data:

Compartilhe:

Dificilmente haverá um Sindicato no Brasil que não tenha publicado, alguma vez, uma charge de Laerte. E muitos continuam a publicar, pois as situações e personagens retratadas, décadas depois, seguem atuais.

A Agência Sindical utiliza com frequência, até porque as mil imagens do livro Ilustração Sindical, de 1986, foram franqueadas ao sindicalismo, que deve muito à sua obra.

Nesta quinta (10), Laerte completa hoje 70 anos. Anos atrás, o artista mudou sua orientação sexual. Hoje, é a Laerte. O gesto reafirma o caráter audacioso da pessoa humana e do artista brasileiro mais produtivo da atualidade.

Quem fala de Laerte é Sérgio Gomes, jornalista, dirigente da Oboré, seu melhor amigo. “Não consigo entender minha vida sem ‘o’ Laerte”, diz Sergião, que tem permissão pra usar o artigo no masculino.

A Oboré, pioneira na imprensa sindical brasileira, precisa ser mais reconhecida e estudada pelas escolas de Comunicação. Além de Sergião e Laerte, fizeram parte Paulo Markum, João Guilherme Vargas Netto, Marise Egger e outros valorosos profissionais e patriotas.

PRINCIPAIS TRECHOS:
SENSIBILIDADE – Nunca deixa se colocar no lugar no outro e sempre do lado dos de baixo. Em tudo o que faz tem uma sacada filosófica ou poética.

CORAGEM – É a pessoa mais corajosa da nossa geração.

SOLIDARIEDADE – É solidário de verdade. Está sempre em estado de graça.

CRIATIVIDADE – Desde criança. Quando o conheci, em 1970, ele desenhava, escrevia, esculpia, tocava piano, era bom bailarino. Como um Chaplin. Ainda hoje, toca e compõe.

AMIZADE – Entrei na ECA da USP em 1970. Laerte recepcionou os calouros. No Centro Acadêmico, ajudou a organizar a imprensa universitária. Fundou a Revista Balão, aberta à geração de novos chargistas.

SINDICATO – Em 1972, fomos fazer campanha de sindicalização dos Têxteis de SP. Trocamos a linguagem pomposa pela fala simples que ouvíamos dos trabalhadores do curso noturno. Ainda hoje, é o chargista mais publicado pela imprensa sindical.

TRABALHO – Laerte trabalha muito, de domingo a domingo. Publica na Folha, em outros veículos e nas redes sociais.

OBORÉ – Laerte Coutinho é verdadeiro fundador da Oboré, em março de 1978. A ideia surgiu de uma conversa com Lula.

MAIS – Site da Oboré.

Conteúdo Relacionado

Dieese aponta ganhos reais de 76,4% em julho

Boletim “De olho nas negociações” apura ganho real em 76,4% dos acordos em julho - iguais ao INPC foram 8,4%; 15,2% ficaram abaixo da...

Agentes de trânsito cobram Adicional

O Sindviários, que representa agentes de trânsito no Estado de SP, enviou ofícios à CET-SP, CET-Santos e Emdec-Campinas. Sindicato cobra pagamento já do Adicional...

Metroviários de São Paulo vão às urnas

Eleições nos Metroviários de São Paulo vão até sexta (29). Sócios podem votar na sede (à Rua Padre Adelino, 700, Belém) ou em uma...

Metalúrgicos da Força iniciam campanha

Terça (27) foi dado o pontapé inicial da campanha salarial dos 700 mil metalúrgicos e metalúrgicas do Estado de São Paulo.Data-base é 1º de...

TVT cresce e se consolida

060606A TVT - TV dos Trabalhadores completou 15 anos no sábado (23). A concessão, há muito pleiteada por setores sindicais mais ligados à CUT,...