Todo dia dirigentes levantam pautas de reivindicações nas empresas. Quase sempre as pautas acabam direcionadas ao Departamento Jurídico dos Sindicatos. Muitas geram mesa-redonda no Ministério do Trabalho.
O dr. Marcílio Penachioni dirige o Jurídico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região. Ele diz: “Mesa-redonda é um meio efetivo de buscar atender demandas vindas da base. Em governos passados, infelizmente, o Ministério do Trabalho foi desmontado. Agora, gradativamente, a Pasta se reorganiza. Ainda falta muito, mas os avanços são efetivos”.
Ao encaminhar pedido de mesa-redonda, o Sindicato evita a exposição dos empregados. Segundo o advogado dos Metalúrgicos, o saldo é positivo. “Tem empresa que nos procura antes da mesa. Com isso, muitas questões são resolvidas na negociação Sindicato-empresa”.
Reivindicação individual é tratada entre trabalhador e advogado. Mas demanda coletiva requer que o Sindicato elabore a pauta e encaminhe ao empregador – equiparação salarial, atraso no FGTS, não-pagamento de PLR, falta de Cipa ou outra demanda ligada aos direitos dos trabalhadores.
Cobrança – O dr. Marcílio Penachioni orienta o empregado a buscar apoio no Sindicato, evitando o acúmulo de problemas ou de demandas. O Jurídico local atende na sede na sede do Sindicato, de segunda a sexta. Telefone 2463.5300.