Sexta, 7 de junho, marca o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa. Como é tradição, na data será entregue o Troféu Audálio Dantas – Indignação, Coragem e Esperança, na Câmara Municipal de São Paulo. O Troféu 2024 irá para Ricardo Kotscho.
Homenagem se destina a jornalistas que dedicam a vida à defesa da democracia, justiça e liberdade de expressão. A ideia do Troféu surgiu em 2016 por iniciativa da Oboré, Agência Sindical e Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé pra homenagear Audálio Dantas, agraciado em 8 de julho de 2017, seu 88º aniversário.
Ricardo Kotscho, 76 anos, é um dos grandes nomes da imprensa brasileira moderna. Como nota Sérgio Gomes, da Oboré, “em toda a sua vida, todas as suas pautas, matérias e iniciativas foram a favor do povo brasileiro”. Kotscho trabalhou como ajudante de jornaleiro e redator de jornais de bairro, foi repórter especial do Estadão e da Folha, com atuação efetiva na campanha Diretas-Já. Também atuou como correspondente do Jornal do Brasil na Alemanha. Ele foi assessor de imprensa da primeira campanha de Lula Presidente e, depois, assumiu a Secretaria de Imprensa do governo, de 2002 a 2004.
Livros – Entre outros, publicou A prática da reportagem; Serra Pelada, uma ferida aberta
na selva; Explode um novo Brasil – Diário da campanha das Diretas; e Uma vida de repórter – Do golpe ao Planalto.
Troféu – O Troféu Audálio Dantas é do artista plástico Roger Mátua, a partir de ilustração de Laerte para a primeira edição dos Cadernos de Jornalismo do Projeto Repórter do Futuro, da Oboré, em 1996. A tradicional imagem de São Jorge enfrentando o dragão foi ressignificada: o santo empunha um microfone e em seu elmo há uma câmera.
Reencontro – O jornalista Sérgio Gomes vê na cerimônia do Troféu “uma oportunidade de reencontros, físicos mesmo, de conversas, de abraçar amigos e colegas”. Ele pede que as pessoas gravem vídeos de chamamento ao evento.
Local – Salão Nobre da Câmara de SP, a partir das 19h30. Transmissão ao vivo pela Rede Câmara. Viaduto Jacareí, 100, Centro.
MAIS – Sites da Oboré, Agência Sindical, Barão de Itararé, ABI e outros ligados à comunicação.