Sindicato firme aos 60 anos

0
94

Domingo, dia 21, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Guarulhos completa 60 anos. Com cerca de 110 mil trabalhadores na base, a entidade é presidida por Edson Carvalho. O Sindicato abrange Guarulhos, Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá e Santa Isabel.

Antes se ser reconhecida como Sindicato, pelo Ministério do Trabalho, a entidade era a Associação Profissional dos Empregados no Comércio de Guarulhos.

Coerência – Uma linha de coerência marca a história da entidade, sempre na defesa do emprego e dos direitos dos trabalhadores. Outra marca são os reajustes salariais acima da inflação e benefícios, por meio de Convenções Coletivas ou de acordos – por empresa ou segmento. Diariamente, dezenas de comerciários são atendidos nas sedes de Guarulhos e Itaquaquecetuba.

Os sócios dispõem de dentista gratuito, convênios com descontos em escolas, universidades, clínicas, laboratórios, parques, entre outros, além do acesso grátis, inclusive para dependentes, à Sede Campestre de Santa Isabel, preços reduzidos nos Centros de Lazer de Avaré e Praia Grande e a participação na festa anual da categoria, com direito a concorrer a prêmios valiosos.

A meta do Sincomerciários Guarulhos é proporcionar boas condições de vida para a categoria. O Departamento Jurídico é uma tradição da entidade.

O aniversário de 60 anos será marcado por atos, homenagens e mensagens na imprensa.

DATAS – Novembro de 1962 – Fundação da Associação Profissional dos Empregados no Comércio de Guarulhos.

Março de 1963 – Assembleia de aprovação do estatuto da Fundação da Associação Profissional dos Empregados no Comércio de Guarulhos.

Janeiro de 1964 – Carta Sindical concedida pelo Ministério do Trabalho.

Setembro de 1966 – Eleição e posse da primeira diretoria.

Janeiro de 1996 – Inauguração da sede própria.

Outubro de 1996 – Inauguração da sede campestre.

Junho de 2003 – Inauguração do pesqueiro.

Julho de 2012 – Inauguração da Sede em Itaquaquecetuba.

Setembro de 2019 – Posse da diretoria atual.

Jose de Almeida Araújo
Raimundo dos Santos (Raimundinho)

 

Equipe – O presidente Edson Carvalho, nesses 60 anos, destaca o apoio da base comerciária. Ele também agradece a equipe atual de funcionários e assessores, fazendo questão de reverenciar a memória de dirigentes, funcionários e parceiros participam dessa 60 anos longa e sólida caminhada.

Carteira – Para o presidente Edson, um dos feitos da história do Sindicato dos Comerciários de Guarulhos é ter conseguido preservar os registros em Carteira da categoria, evitando-se a informalidade e a precarização. Ele diz: “A informalidade é residual, porque nossa vigilância não vacila e o Jurídico age com firmeza e rigor”.

Federação – O Sindicato é filiado à Fecomerciários e mantém relação direta com seu presidente, Luiz Carlos Motta, atualmente deputado federal. “Podemos dizer que a voz comerciária ecoa no Congresso Nacional”, afirma Edson.

MAIS – Sites do Sincomerciários, Fecomerciários e CNTM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui