17.8 C
São Paulo
terça-feira, 20/01/2026

Sindicato visita posto onde veículo explodiu

Data:

Compartilhe:

O diretor do Sinpospetro-RJ, Reinaldo Pinheiro, já visitou o Posto Parada Certa, em Nova Iguaçu, onde um veículo explodiu enquanto era abastecido com GNV – Gás Natural Veicular.

Segundo o Site G1, apoiado em informações dos Bombeiros, quatro pessoas sofreram ferimentos e foram levadas a hospital.

Ao longo da visita, o sindicalista orientou os frentistas sobre importância das Normas Regulamentadoras que garantem segurança e saúde nos locais de trabalho. Quanto à atividade, vigora a NR-20, que exige o treinamento dos trabalhadores – curso teórico e prático.

Manipular produtos inflamáveis requer treinamento especializado. O risco de explosão é uma das grandes preocupações e está presente durante toda a operação nos postos. É imprescindível realizar o curso de NR-20, que proporciona ao empregado conhecer o ambiente de trabalho para uma atuação segura em situações de acidentes e riscos.

Sindicato – Desde agosto, o Sindicato promove cursos de qualificação profissional para os funcionários de postos. Além das informações sobre as NRs, o trabalhador é orientado sobre as legislações trabalhista e previdenciária. Os participantes recebem Certificado.

Online – No site do Sindicato, o trabalhador tem acesso ao curso “Análise da qualidade dos combustíveis”, desenvolvido pela Agência Nacional do Petróleo, Sinpospetro-RJ e o Sindcomb.

Curso tem seis módulos, sendo o segundo específico sobre abastecimento com GNV. O trabalhador é informado sobre manuseio e cuidados necessários para o abastecimento de Gás Natural Veicular. O foco do terceiro módulo responde a dúvidas mais frequentes dos trabalhadores.

Fenepospetro – Eusébio Luis Pinto Neto, presidente do Sindicato do Rio e da Federação Nacional, tem alertado quanto aos riscos do GNV. Recentemente, ele disse à Agência Sindical: “Quem vê pensa que é simples. Mas o manuseio da mangueira e o reabastecimento do tanque de Gás do veículo têm enorme risco.”

Após contatos com a direção da ANP, ele lembrou à Agência Sindical que “muitos cilindros de gás são recauchutados em oficinas precárias, que entregam um produto final problemático, sem as devidas garantias quanto à segurança”.

MAIS – Sites do Sinpospetro-RJ e da Fenepospetro.

 

Com informações da jornalista Estefania de Castro (MTb 21.605).

Conteúdo Relacionado

Desenvolvimento deve nortear 2026, diz Toninho

Antônio Augusto de Queiroz (o Toninho do Diap) concedeu longa entrevista ao Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo. Com 27 minutos, a...

Metalúrgicos e Delegados estreitam atuação conjunta na base

Direção sindical e Delegados Representantes devem atuar cada vez mais próximos, com troca de ideias e tratativas sobre demandas gerais da categoria ou por...

SindForte divulga conquistas e chama eleições

Diretores do SindForte, Sindicato que representa trabalhadores no transporte de valores e escolta armada, já distribuem nas bases o mais recente jornal “Transporte Forte”....

Frentistas de SP definem e encaminham pauta

Quarta (14), os 18 Sindicatos de trabalhadores em postos de combustíveis do Estado de São Paulo reuniram-se na Federação paulista (Fepospetro) para definir a...

SECSP participa de ação social na Vai-Vai

No próximo dia 17, o Sindicato dos Comerciários de São Paulo estará presente em uma grande ação social promovida pelo projeto PASSOS (Projeto de...