19.6 C
São Paulo
domingo, 27/07/2025

Sindicato visita posto onde veículo explodiu

Data:

Compartilhe:

O diretor do Sinpospetro-RJ, Reinaldo Pinheiro, já visitou o Posto Parada Certa, em Nova Iguaçu, onde um veículo explodiu enquanto era abastecido com GNV – Gás Natural Veicular.

Segundo o Site G1, apoiado em informações dos Bombeiros, quatro pessoas sofreram ferimentos e foram levadas a hospital.

Ao longo da visita, o sindicalista orientou os frentistas sobre importância das Normas Regulamentadoras que garantem segurança e saúde nos locais de trabalho. Quanto à atividade, vigora a NR-20, que exige o treinamento dos trabalhadores – curso teórico e prático.

Manipular produtos inflamáveis requer treinamento especializado. O risco de explosão é uma das grandes preocupações e está presente durante toda a operação nos postos. É imprescindível realizar o curso de NR-20, que proporciona ao empregado conhecer o ambiente de trabalho para uma atuação segura em situações de acidentes e riscos.

Sindicato – Desde agosto, o Sindicato promove cursos de qualificação profissional para os funcionários de postos. Além das informações sobre as NRs, o trabalhador é orientado sobre as legislações trabalhista e previdenciária. Os participantes recebem Certificado.

Online – No site do Sindicato, o trabalhador tem acesso ao curso “Análise da qualidade dos combustíveis”, desenvolvido pela Agência Nacional do Petróleo, Sinpospetro-RJ e o Sindcomb.

Curso tem seis módulos, sendo o segundo específico sobre abastecimento com GNV. O trabalhador é informado sobre manuseio e cuidados necessários para o abastecimento de Gás Natural Veicular. O foco do terceiro módulo responde a dúvidas mais frequentes dos trabalhadores.

Fenepospetro – Eusébio Luis Pinto Neto, presidente do Sindicato do Rio e da Federação Nacional, tem alertado quanto aos riscos do GNV. Recentemente, ele disse à Agência Sindical: “Quem vê pensa que é simples. Mas o manuseio da mangueira e o reabastecimento do tanque de Gás do veículo têm enorme risco.”

Após contatos com a direção da ANP, ele lembrou à Agência Sindical que “muitos cilindros de gás são recauchutados em oficinas precárias, que entregam um produto final problemático, sem as devidas garantias quanto à segurança”.

MAIS – Sites do Sinpospetro-RJ e da Fenepospetro.

 

Com informações da jornalista Estefania de Castro (MTb 21.605).

Conteúdo Relacionado

Ato pró-Soberania mostra força

A Agência Sindical cobriu o Ato em Defesa da Soberania Nacional, sexta, dia 25, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, São Paulo....

Ato, nesta sexta, defende Soberania Nacional

O sindicalismo joga peso no ato de sexta, em São Paulo, em defesa da soberania nacional. Na ocasião, será lida e aprovada a Carta...

Diretoria metalúrgica de Guarulhos toma posse

20Toma posse nesta sexta (25) a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região (Força Sindical). Aos 62 anos, a entidade se consolida...

Evento em SP celebra 34 anos da Lei de Cotas

A Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência comemora o aniversário da Lei 8.213/91. Será na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (Avenida...

Tarifaço preocupa Engenharia

A tarifa de 50% sobre os produtos exportados do Brasil para os Estados Unidos provoca duplo sentimento na Engenharia e no setor produtivo. O...