22.3 C
São Paulo
sábado, 7/02/2026

Sindicato visita posto onde veículo explodiu

Data:

Compartilhe:

O diretor do Sinpospetro-RJ, Reinaldo Pinheiro, já visitou o Posto Parada Certa, em Nova Iguaçu, onde um veículo explodiu enquanto era abastecido com GNV – Gás Natural Veicular.

Segundo o Site G1, apoiado em informações dos Bombeiros, quatro pessoas sofreram ferimentos e foram levadas a hospital.

Ao longo da visita, o sindicalista orientou os frentistas sobre importância das Normas Regulamentadoras que garantem segurança e saúde nos locais de trabalho. Quanto à atividade, vigora a NR-20, que exige o treinamento dos trabalhadores – curso teórico e prático.

Manipular produtos inflamáveis requer treinamento especializado. O risco de explosão é uma das grandes preocupações e está presente durante toda a operação nos postos. É imprescindível realizar o curso de NR-20, que proporciona ao empregado conhecer o ambiente de trabalho para uma atuação segura em situações de acidentes e riscos.

Sindicato – Desde agosto, o Sindicato promove cursos de qualificação profissional para os funcionários de postos. Além das informações sobre as NRs, o trabalhador é orientado sobre as legislações trabalhista e previdenciária. Os participantes recebem Certificado.

Online – No site do Sindicato, o trabalhador tem acesso ao curso “Análise da qualidade dos combustíveis”, desenvolvido pela Agência Nacional do Petróleo, Sinpospetro-RJ e o Sindcomb.

Curso tem seis módulos, sendo o segundo específico sobre abastecimento com GNV. O trabalhador é informado sobre manuseio e cuidados necessários para o abastecimento de Gás Natural Veicular. O foco do terceiro módulo responde a dúvidas mais frequentes dos trabalhadores.

Fenepospetro – Eusébio Luis Pinto Neto, presidente do Sindicato do Rio e da Federação Nacional, tem alertado quanto aos riscos do GNV. Recentemente, ele disse à Agência Sindical: “Quem vê pensa que é simples. Mas o manuseio da mangueira e o reabastecimento do tanque de Gás do veículo têm enorme risco.”

Após contatos com a direção da ANP, ele lembrou à Agência Sindical que “muitos cilindros de gás são recauchutados em oficinas precárias, que entregam um produto final problemático, sem as devidas garantias quanto à segurança”.

MAIS – Sites do Sinpospetro-RJ e da Fenepospetro.

 

Com informações da jornalista Estefania de Castro (MTb 21.605).

Conteúdo Relacionado

Entidades repudiam violência no Paraná

Repúdio à agressão contra sindicalistaSegue, abaixo, Nota do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba. A entidade teve seu diretor Nelsão detido e agredido durante...

Frentistas conquistam aumento

A segunda rodada de negociação salarial entre o Sindicato de frentistas do Espírito Santo e o setor patronal, realizada quarta (4 de fevereiro), foi...

Metalúrgicos apoiam reeleição de Lula

Ontem, o sindicalismo fez panfletagem nas estações de trem e metrô, em SP, a fim de massificar os ganhos salariais com a isenção do...

Líder bancária exalta cultura da paz

Passo concreto para uma cultura de paz e contra o feminicídio. Assim é avaliada a iniciativa do Presidente Lula, ao lançar, nesta quarta (4),...

Centrais divulgam impacto da isenção do IR

Na manhã desta quarta (4), Centrais Sindicais e Sindicatos estiveram na estação Brás do Metrô e da CPTM, em São Paulo, para dialogar com...