O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual (base sete Estados) desenvolveu sistema que apura os valores das horas extras, conforme os cachês semanais e diários. Ideia é ajudar o entendimento da categoria sobre o cálculo das horas extras, com base na Convenção Coletiva.
Extra – Pela CLT, o trabalhador pode fazer duas horas extras diárias, acrescidas em 50%. Já para categoria, as duas primeiras horas extras são acrescidas em 50%; as restantes serão pagas em dobro. Trata-se de conquista do Sindicato.
O Sistema visa facilitar a soma e garantir o pagamento certo. Sônia Santana, presidente do Sindicato, afirma: “Nosso intuito é facilitar o profissional desenvolver os cálculos de horas trabalhadas e negociar o cachê dele”.
A categoria, basicamente, executa três tipos de trabalho, o que dificulta o cálculo. “No caso das Ficções – longas, médias ou curtas metragens; séries ou minisséries; documentários ou programas e TV -, por exemplo, cujo contrato é feito por semana, o trabalhador precisa, primeiro, encontrar o valor do cachê da diária; em seguida, o valor da hora normal e, com base nisso, calcular a extra”, explica Francisco Potye, gerente- administrativo da entidade.
O gerente continua: “Já para filmes publicitários – comerciais -, a tabela da CCT fixa um Piso mínimo, que norteia a negociação de um freelance. Na tabela, o cachê é por diária. A divisão é por oito horas. Acima disso, as duas primeiras têm acréscimo de 50%; as restantes, 100%”.
A ferramenta criada pelo Sindcine permite escolher o tipo de produção, entre filmes, séries e publicidade; o período do cachê – semanal ou diária – e preencher o valor. A partir das informações, calcula-se o devido, segundo as normas da Convenção.
A presidente Sônia diz: “É importante ajudar o profissional a entender e apresentar cálculos de horas. Esse sistema facilita a atividade. Ele apresenta o cachê e se torna uma ferramenta de trabalho”.
Associados – A calculadora foi desenvolvida pra auxiliar os sindicalizados. Por ora, o beneficio está disponível a toda a classe, mas passará a funcionar apenas pra sócios. Clique aqui e confira.
MAIS – Site do Sindcine.