20.1 C
São Paulo
terça-feira, 23/04/2024

Sindicine ajuda a calcular extras

Data:

Compartilhe:

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual (base sete Estados) desenvolveu sistema que apura os valores das horas extras, conforme os cachês semanais e diários. Ideia é ajudar o entendimento da categoria sobre o cálculo das horas extras, com base na Convenção Coletiva.

Extra – Pela CLT, o trabalhador pode fazer duas horas extras diárias, acrescidas em 50%. Já para categoria, as duas primeiras horas extras são acrescidas em 50%; as restantes serão pagas em dobro. Trata-se de conquista do Sindicato.

O Sistema visa facilitar a soma e garantir o pagamento certo. Sônia Santana, presidente do Sindicato, afirma: “Nosso intuito é facilitar o profissional desenvolver os cálculos de horas trabalhadas e negociar o cachê dele”.

A categoria, basicamente, executa três tipos de trabalho, o que dificulta o cálculo. “No caso das Ficções – longas, médias ou curtas metragens; séries ou minisséries; documentários ou programas e TV -, por exemplo, cujo contrato é feito por semana, o trabalhador precisa, primeiro, encontrar o valor do cachê da diária; em seguida, o valor da hora normal e, com base nisso, calcular a extra”, explica Francisco Potye, gerente- administrativo da entidade.

O gerente continua: “Já para filmes publicitários – comerciais -, a tabela da CCT fixa um Piso mínimo, que norteia a negociação de um freelance. Na tabela, o cachê é por diária. A divisão é por oito horas. Acima disso, as duas primeiras têm acréscimo de 50%; as restantes, 100%”.

A ferramenta criada pelo Sindcine permite escolher o tipo de produção, entre filmes, séries e publicidade; o período do cachê – semanal ou diária – e preencher o valor. A partir das informações, calcula-se o devido, segundo as normas da Convenção.

A presidente Sônia diz: “É importante ajudar o profissional a entender e apresentar cálculos de horas. Esse sistema facilita a atividade. Ele apresenta o cachê e se torna uma ferramenta de trabalho”.

Associados – A calculadora foi desenvolvida pra auxiliar os sindicalizados. Por ora, o beneficio está disponível a toda a classe, mas passará a funcionar apenas pra sócios. Clique aqui e confira.

MAIS – Site do Sindcine.

Conteúdo Relacionado

Engenheiros abrem campanha salarial

Acontece quarta, 24, o XXIII Seminário sobre Campanhas Salariais do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo. Será no auditório do Seesp, à...

Economista explica melhora na renda

A renda per capita no Brasil bateu recorde de crescimento em 2023. Subiu de R$ 1.658,00 pra R$ 1.848,00, alta de 11,5% em relação...

Sindicalismo perde Chicão

Com imensa tristeza, vimos informar a morte de Francisco Cardoso Filho, Chicão, que presidiu o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região de 1987...

Alimentação busca regulamentar custeio sindical

O pedido de isenção da contribuição sindical por parte do trabalhador só pode ser feito antes da assembleia da categoria. Esta é a posição...

Escola do Sinpro SP promove novos cursos

A Escola de Professores do Sinpro SP está com vagas abertas para dois novos cursos neste mês de abril. A programação é voltada para...