Os condutores de São Paulo participaram, na última semana, do Seminário da Campanha Salarial 2022, realizado na Colônia de Férias dos Têxteis, em Praia Grande. O evento, promovido pela direção do Sindmotoristas (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de SP), contou com a participação de quase duas mil pessoas, entre trabalhadores e autoridades políticas e sindicais.

O presidente do Sindicato, Valdevan Noventa, se mostrou satisfeito por um evento presencial, após quase dois anos com encontros apenas no modo online, devido à pandemia. Ele afirmou: “Para os condutores, os desafios estão lançados na campanha, e o principal deles é garantir o nosso emprego”.

Agenda – Ações voltadas para a campanha salarial, além de palestras e debates, visando fomentar ideias, estavam na agenda temática do Seminário. Além da luta pela recomposição do salário e valorização dos direitos, a categoria terá dura batalha pela preservação dos postos de trabalho, sobretudo dos cobradores. A partir de abril, a Prefeitura da Capital autoriza que os coletivos a circulem sem a presença desses profissionais.

De acordo com Noventa, a direção do Sindmotoristas não irá poupar esforços para garantir o emprego dos cobradores. A luta, antiga, teve início na estão de Luiza Erundina, em 1989, quando foi implantada a “Tarifa Zero”, que servia para democratizar o acesso ao transporte público, mas colocava em risco o futuro destes profissionais.

“Desde então, os trabalhadores enfrentam constantes ameaças sobre suas permanências no emprego. Assim, há longos anos, o Sindicato tem atuado de forma categórica pra assegurar o emprego de todos”, ressalta o dirigente.

Importância – O Seminário teve presença do presidente da UGT, Ricardo Patah; presidente da FTTRESP, Valdir de Souza Pestana; secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves (Juruna); os deputados federais Paulo Pereira e Carlos Zarattini; o ex-governador de SP, Márcio França; ex-secretário de transporte, Jilmar Tatto, e outros.

MAIS – Acesse o site do Sindmotoristas.