A diretoria do Sindicato dos seis mil Servidores municipais estatutários e três mil aposentados de Guarujá (Sindserv) busca reduzir o valor das mensalidades pra prestigiar os sindicalizados.
A proposta foi analisada quinta (1º) e visa valorizar os sócios ante mudanças no plano de saúde e odonto subsidiado pela Prefeitura.
O presidente Zoel Siqueira esclarece que os trabalhadores foram prejudicados pelas modificações administrativas, determinadas pela Justiça, e diz que “saberão enfrentar as dificuldades junto com o Sindicato”.
Modalidades – A alteração começou dia 1º, com a contratação da empresa Gocare, pro plano básico individual. Os planos familiares Unimed, Santa Casa e Blue Med, para os sindicalizados, perderam o subsídio de R$ 180,00 da Prefeitura.
Agora, o mesmo subsídio vale apenas pra Gocare e beneficia só o titular. A fim de garantir assistência à família, o funcionário precisa pagar a mensalidade sindical e a do Plano de sua preferência. Mensalidade sindical equivale a 3% do salário.
Para Zoel Siqueira, com a redução da mensalidade, o sócio constatará, na ponta do lápis, ser mais vantajoso manter a sindicalização do que contratar o plano por fora, direto com a empresa.
Segundo o dirigente, a medida visa garantir a extensão dos planos também aos dependentes. O Sindicato tem poder de negociação coletiva pra baratear os planos.
Dependentes – Os Servidores pensam em suas famílias e também em aposentadorias. “Não faz sentido deixar os dependentes sem assistência. Nem ficar sem plano após a aposentadoria”, observa Zoel.
Ele desconhece a Gocare, mas ressalta que a cobertura da Unimed, Santa Casa e Blue Med “é ótima e isso precisa ser considerado”.
O presidente do Sindserv adianta que, entre outras medidas pró-sindicalizados, proporá ao prefeito Válter Suman (PSDB) novo projeto de lei sobre o plano.
Familiar – O sindicalista sugere que nova lei permita a utilização do subsídio para os planos familiares por meio do Sindicato.
Zoel lembra que o Sindicato conquistou o plano de saúde na campanha de 2003. “Isso motivo de muito orgulho pra a entidade e os associados”.
Lutas – “Durante 21 anos, a categoria fez bom proveito do benefício e agora saberá enfrentar, com união, contornar a fatalidade”, diz.
O sindicalista adianta que a campanha salarial de 2025 começará no segundo semestre. Haverá debate com candidatos majoritários e proporcionais.
MAIS – Sindicato dos Funcionários Públicos da Prefeitura Municipal de Guarujá. Rua Manoel Hipólito do Rego, 84, Guarujá, (13) 3383.1014 – www.sindservguaruja.org.br
Jornalista: Paulo Passos MTb 12.646-SP.
contato@sindservguaruja.org.br