Os trabalhadores e trabalhadoras frentistas de Pernambuco já iniciam o ano com aumento salarial garantido. A Convenção Coletiva de Trabalho, com data-base em 1° de janeiro, foi fechada com aumento salarial de 6,8% e 14% nos benefícios alimentícios.
Leilane Montenegro, do Departamento Jurídico do Sindicato, explica: “O reajuste de 14% na alimentação incide diretamente sobre o valor do benefício já recebido pelo trabalhador, seja na forma de cesta básica ou de tíquete-alimentação, fortalecendo um direito essencial e ampliando o acesso à alimentação de qualidade. Em nossa região esse valor costuma ser depositado em tíquete, para melhor acesso ao benefício pelos trabalhadores, sendo devidamente discriminados em contracheque para fins legais, conforme estabelecido na CCT”.
Adicionais – Categoria tem direito a 30% sobre o salário-base, a título de periculosidade. Leilane frisa: “O benefício reconhece risco permanente da atividade dos frentistas e reafirma um direito histórico da categoria. Isso, inclusive, já consta os valores atualizados na nossa tabela”.
A advogada ressalta que os adicionais noturno e periculosidade são direitos distintos e cumulativos. O trabalhador que atua em horário noturno e em condições de risco recebe tanto o adicional noturno quanto o adicional de periculosidade, assegurando a justa valorização do seu trabalho.
Em relação às cláusulas sociais, foram todas mantidas integralmente. Convenção garante projeto de saúde médica e odontológica, auxílios funeral e maternidade e seguro de vida. Na renovação, houve avanço para as mulheres: o Sindicato implementou na Convenção Coletiva a obrigatoriedade de folga a cada dois domingos para as mulheres.
Os Sindicatos de Recife, Petrolina e Carpina negociam em conjunto. Ou seja, as conquistas beneficiam cerca de 18 mil trabalhadores no Estado.
O presidente do Sindicato, Severino Damião Pessoa, celebra a conquista. Ele reforça: “O estado de Pernambuco conseguiu fechar positivamente a negociação já na primeira semana de janeiro, com aumento real de salário e outros ganhos”.
Federação – O presidente da Fenepospetro, Eusébio Neto, parabeniza os companheiros: “Grande conquista dos trabalhadores começar o ano já com reajuste salarial. Parabéns, companheiros, pelo empenho e luta na conclusão de uma Convenção com resultados tão positivos. Seguiremos fortes na conquista por valorização da categoria”.
MAIS – Site e redes sociais do Sinpospetro-PE.









