21.3 C
São Paulo
sexta-feira, 16/01/2026

Sonia, do Sindcine, exalta Fernanda Torres

Data:

Compartilhe:

A premiação da atriz Fernanda Torres, com o Globo de Ouro, dia 5, gerou fortes emoções. Uma das pessoas tocadas por esse sentimento é Sonia Santana, reconhecida profissional da produção e presidente do Sindcine, que representa os técnicos cinematográficos em São Paulo, DF e mais cinco Estados.

A Agência Sindical entrevistou Sonia e publica a matéria neste 8 de janeiro, data que remete à tentativa de derrubada dos Poderes em 2023 por grupos extremistas de origem bolsonarista.

Choro – “Não tive como conter o choro ao acompanhar a premiação. Foi um momento de forte emoção e penso que o Brasil, nossa cultura nacional e a democracia também foram premiadas”.

Talento – “O talento da Fernanda Torres é impressionante. Penso que ela reúne as condições para o Oscar, o que seria também uma forma de reconhecer o papel do cinema brasileiro, que sempre foi um espelho do País e um instrumento de observar, contar e recontar nossa história”.

Público – “Impressionante como esse filme mexe com as emoções do público. Ao final da exibição, as pessoas aplaudem, choram, lavam a alma”.

Gerações – “O filme Ainda Estou Aqui é muito bom, sob todos os aspectos. Tenho esperança de que seu sucesso e sua repercussão estimulem as novas gerações a se interessar mais pelo que aconteceu aqui na ditadura, que não teve nada de ditabranda, versão que alguns setores políticos e da mídia tentam nos impor”.

Coletivo – “A produção de um filme é processo coletivo, que requer muita gente, muita qualidade técnica, muito profissionalismo, muito trabalho, muito compromisso com o próprio cinema”.

Narrativa – “O prêmio é uma porrada na extrema direita, que tentou desqualificar o filme, inclusive com a mentira de que a produção foi bancada pela Lei Rouanet, quando todo mundo sabe que essa Lei não se aplica a filmes longa-metragem. A narrativa do filme acaba prevalecendo e de certa forma restabelece a verdadeira história quanto as perseguições e a violência da ditadura”.

Técnica – “O filme é primoroso, seja pela direção, as atuações emocionantes da Fernanda mãe e da Fernanda Filha, a iluminação, a direção de fotografia, a reconstituição da época e outros aspectos que exigem esmero técnico e apuro profissional”.

Mercado – “O audiovisual está crescendo, com equipamentos modernos, novas visões e novas ferramentas. O êxito do filme do Walter Salles tem tudo pra estimular nosso setor, até pra que a própria Ancine dialogue mais com o setor e invista em produções fora do eixo Rio-São Paulo”.

Renda – “O cinema não se apropria de recursos. Ao contrário. Gera empregos, movimenta profissionais, utiliza equipamentos. Somos indústria e colocamos dinheiro no mercado”.

Mulher – “Embora o filme trate da história de uma vítima, o Rubens Paiva, é a mulher – em dois tempos, vividos na tela pela mãe e a filha – que está na centralidade da obra. Cito outra mulher importante, a presidente Dilma. Não fosse pela Comissão Nacional da Verdade talvez esse filme nem poderia ter sido feito”.

Conhecimento – Sonia Santana e seu marido Victor Lopes atuaram na produção do filme “Feliz Ano Velho”, de Roberto Gervitz, lançado em 1988. “Cuidamos dos efeitos especiais”, ela recorda. O livro é a primeira obra literária de Marcelo Rubem Paiva, tendo se transformado num fenômeno editorial e de vendas. Marcelo, décadas depois, escreveu o “Ainda Estou Aqui”, no qual se baseia o filme homônimo, a caminho do Oscar. Oxalá.

MAIS – Site do Sindcine. E-mail do Sindicato sindcinedf@sindcine.com.br. Ou Sonia Santana soniasantana@sindcine.com.br.

Conteúdo Relacionado

SindForte divulga conquistas e chama eleições

Diretores do SindForte, Sindicato que representa trabalhadores no transporte de valores e escolta armada, já distribuem nas bases o mais recente jornal “Transporte Forte”....

Frentistas de SP definem e encaminham pauta

Quarta (14), os 18 Sindicatos de trabalhadores em postos de combustíveis do Estado de São Paulo reuniram-se na Federação paulista (Fepospetro) para definir a...

SECSP participa de ação social na Vai-Vai

No próximo dia 17, o Sindicato dos Comerciários de São Paulo estará presente em uma grande ação social promovida pelo projeto PASSOS (Projeto de...

Artur propõe unidade sindical nas eleições

O sindicalismo está preocupado com as eleições deste ano. Para tanto, já se mobiliza visando conter o avanço da direita, do bolsonarismo e de...

Manoel Fiel Filho será homenageado em ato

No próximo dia 19 (segunda-feira), um grande evento reunirá sindicalistas, entidades e ativistas pró-democracia para homenagear Manoel Fiel Filho, trabalhador metalúrgico assassinado há 50...