20.5 C
São Paulo
quinta-feira, 13/11/2025

Ministra Simone Tebet defende orçamento justo

Data:

Compartilhe:

Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, participou nesta segunda (12) de Plenária com o sindicalismo. Na sede do Sindicato dos Químicos, Centro de SP. Objetivo é engajar a sociedade organizada no debate e elaboração do Plano Plurianual, o chamado PPA.

Presentes Centrais Sindicais e dirigentes de diversas categorias profissionais. Participaram também representantes do Conselhão (Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável). Ricardo de Oliveira, vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, e o secretário-geral,  José Carlos Santos Oliveira (Chorão), participaram.

Chorão elogia a presença da ministra. Ele diz: “O que estamos vendo é o governo vindo conversar com o povo. Não só pra ouvir reivindicações, mas colher propostas dos trabalhadores a respeito da democratização dos recursos do orçamento público”. O governo tem até agosto pra entregar ao Congresso Nacional a proposta do Plano Plurianual (PPA).

O Plano está previsto na Constituição. Ele é elaborado de quatro em quatro anos, sempre no primeiro ano de mandato do Presidente. O PPA define metas, diretrizes e programas do governo.

Em 2023, ele será elaborado com apoio da população por meio da plataforma Brasil Participativo. O PPA deve ser entregue ao Congresso até 31 de agosto, junto com a Lei Orçamentária.

Tributos – A ministra fez críticas ao sistema tributário. Segundo ela, “o Brasil não cresce há três décadas e uma das razões está no sistema tributário injusto para parcelas da sociedade, tirando também competitividade da indústria nacional perante as multinacionais mais fortes”.

Simone Tebet pediu ao sindicalismo pressão no Congresso Nacional por uma reforma tributária justa. E completou: “Somos uma sociedade com muitas diferenças, mas o que nos une é o amor à democracia, o amor ao País e a obrigação de servir a quem mais precisa”. Vale lembrar que foi de Tebet a proposta a Lula por igualdade salarial entre homens e mulheres.

Saiba mais – Clique aqui e confira o Plano Plurianual (PPA). Instrumento que define as diretrizes, os objetivos e as metas do governo.

Plataforma – Todo cidadão pode fazer propostas para compor o PPA de 2023. Veja como fazer. Clique aqui.

Conteúdo Relacionado

Frentistas do DF obtêm reajuste de 10,7%

Após longo e desafiador processo de negociação, o Sindicato dos Frentistas do Distrito Federal conquistou aumento salarial de 10,73%; reajuste de 10% no tíquete-alimentação...

Metalúrgicos mostram relação entre governos e salários

Governos progressistas, ganhos reais de salários e avanços em direitos; governos de direita, arrocho salarial e perda de direitos.É o que mostra gráfico elaborado...

Cresce movimento pelo fim da escala 6×1

Após a conquista da isenção do Imposto de Renda sobre salários até R$ 5 mil, uma nova bandeira ganhou proeminência no sindicalismo e no...

Docentes da PUC-SP denunciam racismo institucional

Segunda (10), a Associação dos Professores da PUC-SP realizou o “Ato Antirrascismo, Pela Autonomia Universitária”. Docentes protestam contra a Fundasp (mantenedora), que rebaixou salários...

Unidade marca XI Congresso da Fepesp

A Agência Sindical cobriu durante dois dias o XI Congresso da Federação dos Professores do Estado de São Paulo - Fepesp. Os dias 8...