18.3 C
São Paulo
sábado, 22/06/2024

Ministra Simone Tebet defende orçamento justo

Data:

Compartilhe:

Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, participou nesta segunda (12) de Plenária com o sindicalismo. Na sede do Sindicato dos Químicos, Centro de SP. Objetivo é engajar a sociedade organizada no debate e elaboração do Plano Plurianual, o chamado PPA.

Presentes Centrais Sindicais e dirigentes de diversas categorias profissionais. Participaram também representantes do Conselhão (Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável). Ricardo de Oliveira, vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, e o secretário-geral,  José Carlos Santos Oliveira (Chorão), participaram.

Chorão elogia a presença da ministra. Ele diz: “O que estamos vendo é o governo vindo conversar com o povo. Não só pra ouvir reivindicações, mas colher propostas dos trabalhadores a respeito da democratização dos recursos do orçamento público”. O governo tem até agosto pra entregar ao Congresso Nacional a proposta do Plano Plurianual (PPA).

O Plano está previsto na Constituição. Ele é elaborado de quatro em quatro anos, sempre no primeiro ano de mandato do Presidente. O PPA define metas, diretrizes e programas do governo.

Em 2023, ele será elaborado com apoio da população por meio da plataforma Brasil Participativo. O PPA deve ser entregue ao Congresso até 31 de agosto, junto com a Lei Orçamentária.

Tributos – A ministra fez críticas ao sistema tributário. Segundo ela, “o Brasil não cresce há três décadas e uma das razões está no sistema tributário injusto para parcelas da sociedade, tirando também competitividade da indústria nacional perante as multinacionais mais fortes”.

Simone Tebet pediu ao sindicalismo pressão no Congresso Nacional por uma reforma tributária justa. E completou: “Somos uma sociedade com muitas diferenças, mas o que nos une é o amor à democracia, o amor ao País e a obrigação de servir a quem mais precisa”. Vale lembrar que foi de Tebet a proposta a Lula por igualdade salarial entre homens e mulheres.

Saiba mais – Clique aqui e confira o Plano Plurianual (PPA). Instrumento que define as diretrizes, os objetivos e as metas do governo.

Plataforma – Todo cidadão pode fazer propostas para compor o PPA de 2023. Veja como fazer. Clique aqui.

Conteúdo Relacionado

Avançam as negociações pró-custeio sindical

Centrais, Confederações e outras entidades, com apoio das assessorias, articulam em Brasília um modelo estável de custeio sindical.Para André Santos, originário do Diap e...

Sindicato dos Metalúrgicos negocia e mais 400 recebem PLR

O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região conduziu, entre segunda (17) e terça, dia 18, mais duas assembleias de Participação nos Lucros e/ou...

Greve na Renault conquista R$ 25 mil de PLR

A forte greve na Renault/Horse, em São José dos Pinhais, PR, terminou com avanços. Após o fim da movimento, de um mês, a empresa decidiu...

Comerciários aumentam serviço médico

O Sindicato dos Comerciários de Guarulhos aumentou as parcerias médicas. Agora, além de tratamento odontológico, sócios e dependentes dispõem de consulta gratuita com cardiologista...

Centrais e Lula clamam pela queda dos juros

As Centrais Sindicais protestaram na terça (18) em frente ao Banco Central, em SP, reivindicando a continuidade da queda nas taxas de juros -...