Técnicos do cinema tem fundo de apoio pelo Sindcine e Icab

0
952

A produção do cinema publicitário foi duramente impactada pela pandemia. Desde que começou o surto do novo coronavírus, filmagens foram interrompidas e os técnicos ficaram sem trabalho e renda. Muitos se encontram parados há mais de quatro meses, sem acesso, inclusive, ao Auxílio Emergencial de R$ 600,00.

Frente a essa situação, o Icab – Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros, e o Sindcine – Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual de SP, RS, MT, MS, GO, TO e DF, se uniram pra criar o Fundo de Apoio aos Técnicos do Cinema Publicitário. O Fundo busca captar recursos para distribuir entre os profissionais que não tiveram acesso ao Emergencial.

“Essas pessoas trabalharam pra que nosso cinema publicitário ganhasse tantos prêmios internacionais e tornasse a publicidade brasileira conhecida no mundo. Mas, ao contrário de outras iniciativas, que de saída já contavam com fundos, será preciso passar o chapéu entre pessoas e empresas por recursos. Com transparência e prestação de contas”, explica Sonia Santana, presidente do Sindcine.

Para Mauro Garcia, diretor do Icab, é uma forma de retribuir a dedicação e o empenho dos profissionais. “Depois de gerir em parceria com a Netflix o Fundo Emergencial Covid-19 para os profissionais que produzem conteúdos brasileiros independentes, o Icab se engaja em mais uma ação de apoio aos profissionais da produção audiovisual”.

O site do Fundo de Apoio traz grandes filmes brasileiros de publicidade e galeria de fotos de equipes em sets de filmagem. As peças e fotos foram cedidas à campanha por profissionais do segmento. “Esperamos que essa iniciativa atenue a travessia do longo período sem filmagens e sem renda, pra que estejamos prontos a voltar a filmar em breve”, finaliza a presidente Sonia.

Fundo – Voltado para os técnicos do cinema publicitário. Não é necessário ser filiado ao Sindcine pra recebê-lo. Inscrições a partir do dia 1º de setembro

Mais – Acesse o site ICABRASIL