23.4 C
São Paulo
quinta-feira, 21/11/2024

Tempo certo – por Vargas Netto

Data:

Compartilhe:

Ao reler os contos de Machado de Assis temos as mesmas sensações de um avarento ao recontar as moedas de seu tesouro. Cada um deles, assim como cada uma delas, é um novo deslumbramento.

É o que acontece com o conto “Tempo de crise”, de 1873, em que se narram as especulações políticas sobre uma troca de governo. Com exceção do dito “lamber os vidros por dentro”, que à época queria dizer o mesmo que “trocar as meias sem tirar os sapatos”, de hoje, o conto é de uma atualidade e precisão surpreendentes ( o que se passava na Rua do Ouvidor passa-se agora aceleradamente nas redes sociais).

Cabem todas as dúvidas e opiniões de quem participa ou de quem apenas comenta, que são muitas.

Isso também acontece na atual conjuntura em que a multidão de participantes e palpiteiros tem seus aspectos positivos, o do interesse em ajudar o novo governo a acertar a mão.

Muitos são pertinentes e desinteressados, mas alguns têm o laivo da vaidade, da intempestividade ou da ranhetice.

Insisto em dizer que a variedade é boa, desde que compatível como uma orientação geral correta, o que vem acontecendo (reforçada pelo sucesso na Copa do Mundo que ajuda a normalizar a situação).

A nota das centrais sindicais apoiando o governo e a transição e sugerindo já uma proposta de aumento real do salario mínimo é pertinente porque orienta o cumprimento da tarefa essencial, qual seja a de aprovar no atual Congresso Nacional a PEC do Bolsa Família, garantidora da capacidade de ação do novo governo e de suas promessas.

As discussões efetivas de temas substantivos da questão trabalhista devem ser travadas em seu tempo certo, com o novo governo e uma nova conjuntura, econômica e política, de maneira tripartite e democrática.

João Guilherme Vargas Netto – Consultor sindical de entidades de Trabalhadores e membro do Diap.

Clique aqui e leia mais opiniões de Vargas Netto

João Guilherme
João Guilherme
Consultor sindical e membro do Diap. E-mail joguvane@uol.co.br

Conteúdo Relacionado

Justa homenagem – João Guilherme Vargas Netto

Participei na última terça (dia 19), como debatedor, da mesa de um evento em homenagem à memória de Raphael Martinelli, ativista e dirigente sindical...

Trabalho Temporário, mas com direitos! – Luiz Carlos Motta

O fim do ano está se aproximando e, com ele, chegam novas oportunidades para os trabalhadores brasileiros, principalmente aos comerciários desempregados, que podem se...

Desigualdade racial no mercado de trabalho – Nivaldo Santana

A economia colonial do Brasil adotou um sistema de produção agrícola conhecido como “plantation”, baseado no tripé monopólio da terra, monocultura para exportação e...

Basta de racismo e desigualdade! – Murilo Pinheiro

É urgente construir uma sociedade plenamente justa e democrática, o que exige eliminar toda forma de discriminação, sobretudo a racial, triste mazela histórica nacional....

Redução da jornada, já passou da hora – Carlos Alberto Pereira

Mais um dia! Um dia para família ou um dia para o descanso ou, ainda, um dia para se qualificar. Seis por um é...