Trabalho é o que não falta – Josinaldo José de Barros (Cabeça)

0
11

Maio é o mês do trabalhador e também de grandes datas-bases de categorias profissionais com peso na economia. Também é o Mês das Mães, sempre marcado por eventos sindicais.

Neste texto vou destacar ações do sindicalismo ocorridas no final de abril e primeira quinzena de maio.

Dia 27 – Nosso Sindicato teve presença destacada no “Ato e Canto pela Vida”, na Praça Vladimir Herzog, em São Paulo, com a presença de trabalhadores e dirigentes, além de técnicos e médicos especialistas no tema do evento – o combate aos acidentes e doenças do Trabalho.

Dia 28 – Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho. Nossa diretoria distribuiu panfletos em fábricas e entregou boletim alusivo à data.

Dia 29 – Participamos de Marcha Unitária das Centrais a Brasília e encontro com o presidente Lula, além do presidente da Câmara, deputado Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre. Pautas: redução da jornada pra 40 horas, fim da escala 6×1 e isenção do imposto de renda pra quem ganha até R$ 5 mil.

Dia 30 – Aniversário de 62 anos do nosso Sindicato. Realizamos cerimônia em nossa sede, com entrega de medalhas aos sócios mais antigos e de comenda, in memoriam, a Vanuza, ex-diretor do Sindicato, e Chitão, ex-assessor da entidade.

1° de Maio – Ato Unitário do Dia do Trabalhador, na praça Campo de Bagatelle, Zona Norte de São Paulo. Participaram Centrais Sindicais, Sindicatos, Federações e Confederações.

Dia 4 – Aconteceu a 5ª rodada do Futebol de Campo da categoria, com grandes partidas e muitos gols. Local: Clube de Campo do Sindicato.

Juros – Dia 6. Manifestação ampla no Banco Central, em São Paulo, contra a taxa Selic, que está atualmente em 14,25%. E pode subir mais, prejudicando o setor produtivo e os empregos.

Mães – No dia 11 nosso departamento feminino e diretoria do Sindicato farão homenagens às mães metalúrgicas, no Clube de Campo. Haverá distribuição de brindes às mamães metalúrgicas.

Além de todas essas ações, ainda tem o trabalho sindical nas portas das fábricas diariamente. A gente luta por conquista de PLR, eleições de Representantes Sindicais e Cipaas. Também por melhorias nos ambientes de trabalho.

Esse relato demonstra a ampla atuação sindical, cotidiana, faça chuva, faça sol. Pedimos que você acesse as redes sociais do Sindicato, pra ter uma ideia mais atualizada e precisa de um órgão de classe que trabalha incansavelmente pelos trabalhadores e suas famílias.

Josinaldo José de Barros (Cabeça). Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região.