19.9 C
São Paulo
segunda-feira, 13/01/2025

Poderes se uniram mais!

Data:

Compartilhe:

A democracia está mais forte ou mais fraca após os ataques terroristas de domingo em Brasília, pelas falanges bolsonaristas?

A Agência Sindical fez a pergunta a Antônio Augusto de Queiroz (Toninho do Diap), consultor político, com décadas de experiência em assessoria parlamentar.
Sua resposta: “Os Três Poderes estão mais unidos. As instituições resistiram aos ataques e saíram mais fortes. Com isso, a democracia também fica mais robusta”.

Trechos da entrevista:

. Instituições – “As instituições resistiram aos ataques extremistas, se uniram e saíram fortalecidas, o que, por consequência, fortalece a democracia”.

. Resistência – “Quando os Poderes passaram a atuar de forma coordenada, inclusive mobilizando a Polícia Federal e a PRF, a desordem foi contida”.. Terrorismo – “Sim. Conforme a lei, cometeram terrorismo, que é crime imprescritível e para o qual não cabe pagamento de fiança pelo acusado.”

. Prisões – “Creio que ultrapassarão mil presos, até por força da intervenção, que tira o governador Ibaneis de cena. Ele foi, no mínimo, imprudente e omisso”.

. Punições – “A lei vai ser aplicada. Isso passa à sociedade ideia de funcionamento dos Poderes, repúdio a atos violentos e efetividade do Estado de Direito”.

. Congresso – “Entre os parlamentares, a indignação é geral. Mesmo parlamentares mais afinados com Bolsonaro”.
. Internacional – “De todas as partes do mundo chegaram manifestações contra a barbárie, em defesa da democracia e de apoio a Lula”.

. Financiadores – “Governo já rastreou parte dos financiadores dos ataques. O Estado tem todas as condições de apurar isso tudo”.

. Governo – “Controlada a situação, o governo precisa agir, governar com medidas esperadas pela população”.

BRASÍLIA – Nesta quarta (11), o movimento sindical atuará em Brasília, junto aos Poderes, para reafirmar apoio à ordem democrática e reforçar o repúdio ao radicalismo bolsonarista.

MAIS – Acesse o site do DIAP.

Conteúdo Relacionado

MST plantará 100 milhões de árvores

MST quer plantar 100 milhões de árvoresO Movimento dos Sem Terra (MST) tem um lado ecológico que nem sempre aparece. Os assentados já colocam...

Ano deve ser da comunicação sindical, diz Vargas

Não só Lula está preocupado com a comunicação. Nosso mais experiente consultor sindical, João Guilherme Vargas Neto, abre o ano com o artigo “Comunicação...

Professor Corrêa mostra otimismo

Entrevista de Rita Casaro, para o Jornal dos Engenheiros, do Sindicato da categoria no Estado de São Paulo.O Brasil fechou 2024 e entrou no...

Sindicalistas presentes em ato pela democracia

Quarta, 8, aconteceu em Brasília o Abraço da Democracia. Houve ampla participação do movimento sindical. Dirigentes de diversos setores estiveram no Palácio do Planalto...

Jornal mostra Engenharia antenada e engajada

Saiu a nova edição do Jornal do Engenheiro, do Sindicato da categoria no Estado de São Paulo. O primeiro informativo do ano antecipa a...