21.2 C
São Paulo
terça-feira, 23/04/2024

Poderes se uniram mais!

Data:

Compartilhe:

A democracia está mais forte ou mais fraca após os ataques terroristas de domingo em Brasília, pelas falanges bolsonaristas?

A Agência Sindical fez a pergunta a Antônio Augusto de Queiroz (Toninho do Diap), consultor político, com décadas de experiência em assessoria parlamentar.
Sua resposta: “Os Três Poderes estão mais unidos. As instituições resistiram aos ataques e saíram mais fortes. Com isso, a democracia também fica mais robusta”.

Trechos da entrevista:

. Instituições – “As instituições resistiram aos ataques extremistas, se uniram e saíram fortalecidas, o que, por consequência, fortalece a democracia”.

. Resistência – “Quando os Poderes passaram a atuar de forma coordenada, inclusive mobilizando a Polícia Federal e a PRF, a desordem foi contida”.. Terrorismo – “Sim. Conforme a lei, cometeram terrorismo, que é crime imprescritível e para o qual não cabe pagamento de fiança pelo acusado.”

. Prisões – “Creio que ultrapassarão mil presos, até por força da intervenção, que tira o governador Ibaneis de cena. Ele foi, no mínimo, imprudente e omisso”.

. Punições – “A lei vai ser aplicada. Isso passa à sociedade ideia de funcionamento dos Poderes, repúdio a atos violentos e efetividade do Estado de Direito”.

. Congresso – “Entre os parlamentares, a indignação é geral. Mesmo parlamentares mais afinados com Bolsonaro”.
. Internacional – “De todas as partes do mundo chegaram manifestações contra a barbárie, em defesa da democracia e de apoio a Lula”.

. Financiadores – “Governo já rastreou parte dos financiadores dos ataques. O Estado tem todas as condições de apurar isso tudo”.

. Governo – “Controlada a situação, o governo precisa agir, governar com medidas esperadas pela população”.

BRASÍLIA – Nesta quarta (11), o movimento sindical atuará em Brasília, junto aos Poderes, para reafirmar apoio à ordem democrática e reforçar o repúdio ao radicalismo bolsonarista.

MAIS – Acesse o site do DIAP.

Conteúdo Relacionado

Engenheiros abrem campanha salarial

Acontece quarta, 24, o XXIII Seminário sobre Campanhas Salariais do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo. Será no auditório do Seesp, à...

Economista explica melhora na renda

A renda per capita no Brasil bateu recorde de crescimento em 2023. Subiu de R$ 1.658,00 pra R$ 1.848,00, alta de 11,5% em relação...

Sindicalismo perde Chicão

Com imensa tristeza, vimos informar a morte de Francisco Cardoso Filho, Chicão, que presidiu o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região de 1987...

Alimentação busca regulamentar custeio sindical

O pedido de isenção da contribuição sindical por parte do trabalhador só pode ser feito antes da assembleia da categoria. Esta é a posição...

Escola do Sinpro SP promove novos cursos

A Escola de Professores do Sinpro SP está com vagas abertas para dois novos cursos neste mês de abril. A programação é voltada para...