Nesta sexta, dia 6, Caco Barcellos e Mino Carta serão homenageados com o Troféu Audálio Dantas (Indignação, Coragem e Esperança), destinado a jornalistas que se destacam na defesa da Democracia, Justiça, Direito à Informação e Liberdade de Expressão. Cerimônia a partir das 19 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal, no Viaduto Jacareí, 100, 8º andar, Centro.
Evento chega à sexta edição. O jornalista Sérgio Gomes, da Oboré, é um dos organizadores. Ele destaca a trajetória dos premiados: “O Troféu nasceu da necessidade de celebrarmos jornalistas corajosos, indignados com as injustiças e cujo trabalho semeia esperança. Caco e Mino representam brilhantemente todas essas condições. Seus nomes foram escolhidos de forma unânime pela Comissão Organizadora”.
Audálio – Repórter, editor, escritor, deputado e sindicalista. Faleceu aos 88 anos, em 2018. Seu nome ganhou forte projeção em vista da coragem demonstrada à frente do Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo, em outubro de 1975, quando a ditadura assassinou, no Doi-Codi, o jornalista Vladimir Herzog. Foi a voz calma, pausada e firme de Audálio que denunciou o crime e fez tremer o regime.
História – Em 8 de julho de 2017, dia do seu aniversário de 88 anos, Audálio Dantas recebeu o troféu “Indignação, Coragem e Esperança”, por iniciativa conjunta da Agência Sindical, Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé e Oboré. Após seu falecimento, em maio de 2018, o troféu foi rebatizado e ganhou apoio de outras entidades.
Premiados – Primeira edição do Troféu ocorreu em 2020. Desde então, honraria foi entregue a profissionais como Patrícia Campos Mello, Luis Nassif, Jamil Chade, Julian Assange, Eliane Brum, Ricardo Kotscho e Bruno Paes Manso.
MAIS – Sites da Oboré, ABI e Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo.