25.3 C
São Paulo
terça-feira, 20/05/2025

UGT debate Inteligência Artificial na mídia sindical

Data:

Compartilhe:

Será realizado nesta quinta, 10, o Seminário “O Uso da Inteligência Artificial e das Mídias Sociais”, para profissionais de comunicação e dirigentes de entidades filiadas à União Geral dos Trabalhadores UGT). Rua Formosa, 367, 4º andar, Centro, SP.

Segundo Ricardo Patah, presidente da Central, “palestras e oficinas, por profissionais e ativistas, ajudarão a capacitar comunicadores e dirigentes no uso das mídias sociais e da Inteligência Artificial para maior eficácia na comunicação sindical”.

O sindicalista está preocupado com o avanço da IA e das mídias sociais no sindicalismo. Ele comenta: “O uso crescente das redes sociais, em diversas situações, inclusive na disputa eleitoral, nos impõe o desafio de compreender esse vasto mundo da internet e atuar com mais efetividade nesse campo”.

A qualificação de assessores e dirigentes, ante os avanços das redes sociais e da IAl, ajudará, entende Patah, “na melhoria da comunicação entre dirigentes e entidades, como também no diálogo com a sociedade, seus expoentes e seus movimentos”.

Abertura – Das 9 às 9h15. Ricardo Patah, presidente da UGT, Mauro Cava de Britto, secretário de Comunicação da UGT, Marcos Afonso de Oliveira, secretário de Imprensa e Marketing Institucional da Central e Isaú Chacon, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação e Responsabilidade Social da entidade.

Das 9h15 às 11 horas – Palestra e Oficina: Uso das Mídias Sociais pela Comunicação Sindical das Entidades Filiadas à UGT.

Palestrante: Rafael Torres, consultor de Comunicação SEIU, Sindicato norte-americano.

Conteúdo: utilizar as redes sociais pra ampliar a visibilidade e engajamento das ações sindicais, com foco em planejamento de conteúdo, campanhas de mídia social e aplicação na comunicação classista.

Das 11h15 às 13 horas. Palestra e Oficina: Inteligência Artificial na Comunicação Sindical dos Ugetistas. Palestrante: Celso S. Aramaki – designer de informação, interação e ecologia de projetos, com experiência em projetos de Knowledge Design e Análise de Dados Culturais para startups e corporações em Nova York e Tóquio. Projetos de Frameworks de Conhecimento e Inteligência Artificial para pesquisas em Humanidades Digitais.

Temas: Uso da Inteligência Artificial na criação de conteúdo, automação de respostas, análise de tendências e personalização de campanhas sindicais, destacando como as entidades podem otimizar suas estratégias digitais e aplicação na comunicação sindical.

Das 13h15 às 13h45 – Palestra: Direitos Autorais nas Áreas da Inteligência Artificial e Mídias Sociais. Por Ricardo Martins da Silva, mestre em Gestão do Trabalho e Área de Automação e Indústria 4.0, secretário-adjunto de Capacitação Profissional da UGT e diretor do Sintetel.

Conteúdo: Panorama sobre os desafios e regulamentações relacionados aos direitos autorais no uso de IA e conteúdo digital em mídias sociais, com orientações legais e práticas para as entidades.

Das 14 às 14h30. Palestra: Como Utilizar o Monitoramento das Redes Sociais pela Comunicação Sindical da UGT

Tema: Monitoramento das redes sociais como ferramenta essencial para empresas, organizações e entidades, permitindo acompanhar em tempo real o que se diz sobre marcas, causas ou campanhas. Prática possibilita uma resposta rápida a crises, engajamento com o público e ajustes estratégicos.

Inscrição: Gratuita para profissionais e dirigentes ugetistas.
Link de inscrição: https://forms.gle/gxb4bCaiiTAXMfrX7 – Entrar Zoom: https://us02web.zoom.us/j/84684428650?pwd=9cddQcAA66csGeR7BOXlFrjxa8zCrR.1 – ID da reunião: 846 8442 8650 – Senha: 310423 para membros.

Conteúdo Relacionado

Evento das comerciárias reúne 80 mil em SP

Domingo de lazer, música e cidadania em Artur Alvim, Zona Leste. A Praça do Morcegão recebeu 80 mil pessoas, durante a 13ª edição do...

Ganho real aos frentistas de Goiás

A categoria de frentistas têm obtido ganhos reais em todas as negociações coletivas. O Brasil emprega mais de 500 mil trabalhadores no setor, representados...

Juros altos não contêm alta dos alimentos

Pesquisa Nacional da Cesta Básica, feita pelo Dieese, mostra que o preço dos alimentos básicos continua subindo. Entre março e abril, houve aumento em...

Frentistas do Rio obtêm ganhos reais

Frentistas do município do Rio de Janeiro obtiveram importantes conquistas na nova Convenção Coletiva de Trabalho, com validade entre 2025 e 2027. Trabalhadores conquistaram...

Patah cobra PLR justa para comerciários

As vendas do comércio varejista no Brasil cresceram 0,8% entre fevereiro e março, apura o IBGE. Patamar é o maior da série histórica, iniciada...