20.8 C
São Paulo
segunda-feira, 9/09/2024

Um 1º de Maio especial

Data:

Compartilhe:

Todo dia 1º de Maio é uma data especial. Neste ano, para os metalúrgicos, foi ainda mais. Isso porque, no domingo, comemoramos os 59 anos do Sindicato e também o Dia Internacional do Trabalhador.

Foi o primeiro grande evento da categoria no Clube de Campo após a pandemia. O domingo, portanto, foi também uma ocasião para reencontros de amigos e congraçamento da família metalúrgica. Fiquei muito feliz.

No 1º de Maio, o Sindicato pôde dar um belo presente aos metalúrgicos, que é o novo gramado sintético do campo no Clube. Ficou muito bonito e posso dizer: temos hoje o melhor campo de futebol da cidade, com arquibancadas, vestiários e toda a infraestrutura.

As festividades começaram às 8 da manhã e terminaram por volta das 15 horas. Nesse tempo, foram disputadas três partidas no novo campo, fizemos sorteios de prêmios e pudemos passar aos presentes as mensagens sindicais e cívicas. O encerramento teve show do Rizuetto, um grupo de samba de Guarulhos.

Felizmente, não registramos qualquer intercorrência e todos puderam aproveitar o belo dia de sol, na festa ou nas piscinas. São Pedro foi camarada, propiciando um domingo verdadeiramente espetacular.

Agradeço os funcionários do Clube e do Sindicato e à nossa diretoria. Todos se empenharam e procuraram dar o melhor pra fazermos uma festa digna à família metalúrgica. Várias autoridades e convidados compareceram. Deixo aqui, em nome da diretoria, o nosso agradecimento.

Numa época em que o custeio sindical é atacado pelos governantes, ninguém faz sozinho um evento desse porte. Tivemos parceiros que nos ajudaram, inclusive na oferta de prêmios, como as duas motos Yamaha 125, a cadeira Gamer Flexform, as bicicletas e demais brindes.

Muito obrigado a todos os parceiros.

O sindicalismo é uma força construtiva, que une pessoas e agrega as categorias. O sindicalismo é luta, mas também pode ser festa, lazer, esporte e confraternização.

Nosso Sindicato tem agido assim ao longo desses 59 anos de existência. Nessa trajetória, de quase seis décadas, o apoio dos associados tem sido fundamental.

1º de Maio – Vale recordar que o Dia Internacional do Trabalhador tem uma história e ela começou em Chicago (Estados Unidos), em 1886. Naquele ano, os trabalhadores foram à luta pra reduzir a jornada, que chegava a 16 horas diárias. Houve forte repressão policial e três deles foram mortos.

Nós festejamos o 1º de Maio, sim, mas sem esquecer as lutas do passado, por salário digno, jornada suportável e trabalho decente. Se a gente quiser construir um futuro melhor, não podemos deixar de rememorar o que aconteceu e reverenciar os heróis que tombaram por nós.

Brasil – A crise econômica está se agravando e a inflação volta a castigar o povo, principalmente os mais pobres. Temos que exigir do governo medidas eficazes para baixar os preços. Abaixo à carestia!

Clique aqui e leia mais artigos de Josinaldo Cabeça.

Josinaldo - Cabeça
Josinaldo - Cabeça
Josinaldo José de Barros (Cabeça), presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região Email - josinaldo@metalurgico.org.br

Conteúdo Relacionado

A força de trabalho é o motor da economia – Eusébio Pinto Neto

O crescimento maior do que o esperado para o Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre deste ano colocou o Brasil em destaque entre...

Campanhas e os instrumentos de luta da classe trabalhadora – Clemente Ganz Lucio

Este semestre, os trabalhadores brasileiros vivenciarão novamente três dimensões essenciais da luta que travam há dois séculos mundo afora: primeiro, a busca por melhores...

Lula 3 e os sinais da economia – Marcos Verlaine

O economista Paulo Gala — que é professor na FGV-SP e conselheiro da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) —, fez...

Sentido de realidade – Carolina Maria Ruy

Dizem, alguns jornalistas, que as tal das sabatinas são melhores que os debates. Não acho. Em geral os jornalistas que fazem as perguntas não...

Sincomerciários de Jundiaí intensifica luta por aumento real – Milton de Araújo

Com a chegada da data-base para o comércio varejista e atacadista em geral (1º de setembro), o Sindicato dos Comerciários de Jundiaí e Região...