Eu torci pelo Brasil e vibrei quando foi anunciado o primeiro Oscar da história pra um filme nacional, o “Ainda estou aqui”, dirigido por Walter Salles Junior.
Também torci pela Fernanda Torres, que, na minha opinião, merecia o Oscar de melhor atriz.
Fernanda Torres é filha de Fernanda Montenegro, que está com mais de 90 anos e é considerada a maior atriz brasileira. O pai de Fernandinha, chamado Fernando Torres, também era ator e diretor.
Vale lembrar que Fernanda Torres já ganhou diversos prêmios pelo filme do Walter Salles, mostrando o reconhecimento mundial a seu talento.
Fernanda é 50 +, ou seja, mulher madura. Por isso, o reconhecimento internacional a seu trabalho tem duplo significado. Significa a força do talento feminino. E também que a mulher madura pode competir em igualdade de condições com as vedetes mais jovens.
Como se sabe, março é o Mês da Mulher. Portanto, o prêmio do filme, cujo enredo gira em torno de Eunice Paiva, abre com brilhantismo esse período.
Eunice era esposa de Rubens Paiva, deputado na época da ditadura. Foi cassado, preso e torturado. Seu corpo ainda hoje está desaparecido.
A Câmara dos Deputados fez um busto em homenagem ao colega desaparecido na repressão. E Jair Bolsonaro, mostrando seu ódio, cuspiu na estátua de Rubens Paiva.
Importante valorizar todas as mulheres que combateram a ditadura e resistiram em busca do retorno da democracia. Mas não é menos importante valorizar as mulheres de hoje, principalmente as trabalhadoras.
Dia 14, faremos o Encontro de Mulheres no Sindicato. O tema é o combate à violência contra a mulher. Teremos palestra pela doutora Rosemary Corrêa (Delegada Rose) – ela foi a primeira Delegada da Mulher em nosso País e jamais abandonou a trincheira contra a violência.
Nesta semana e até o dia 14 nossa diretoria, mas principalmente o Departamento Feminino, estará nas fábricas, convidando as companheiras ao Encontro em nossa sede.
Outra bandeira do Encontro dia 14 será a igualdade salarial entre homens e mulheres na mesma função. O Sindicato luta pra que a Lei 14.611/2023 (do presidente Lula) seja posta em prática. Ganhar menos é machismo e discriminação.
Viva a mulher! Viva o Dia Internacional da Mulher, 8 de março.
CLUBE – No período carnavalesco, nosso Clube de Campo recebeu 23 mil frequentadores. Sem um único incidente. Isso mostra que a classe trabalhadora zela pelo patrimônio e pelos bens comuns a toda a categoria, entre os quais se destaca nosso Clube, no Primavera, Guarulhos.

OSCAR 2025 – “Ainda Estou Aqui” vence 1ª estatueta do Brasil
Josinaldo José de Barros (Cabeça), presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região.