Inflação alta coloca novos itens nas pautas de reivindicações. Algumas categorias já pleiteiam pagamento de abono, fornecimento de vale-gás e aumento nos itens da cesta básica.
A informação é de Miguel Torres, presidente da Força Sindical. A direção nacional da Central se reuniu segunda-feira, 23, analisou com o Dieese a conjuntura nacional e orientou que os filiados acrescentem tais itens às suas pautas, em especial o vale-gás, visto que o botijão de 13 quilos já compromete 10% do salário mínimo vigente (R$ 1.212,00).
“Os Sindicatos buscam meios de enfrentar a alta no custo de vida. Também orientamos que sejam intensificadas as negocições de Participação nos Lucros e/ou Resultados. Mas esses encaminhamentos dependem de cada entidade”, comenta o dirigente.
Eleições – A reunião do comando forcista tratou também das eleições deste ano. Segundo Miguel, todos os esforços devem ser feitos em defesa da democracia. Há forte alinhamento dos dirigentes à candidatura Lula. O presidente da Força diz: “Das nossas Regionais, só um companheiro estava em dúvida e disse que pode votar em Bolsonaro”.
Base – Jair Bolsonaro tem perdido apoio entre os trabalhadores. Miguel Torres diz: “Muitos companheiros se desiludiram com o governo. A recessão, o desemprego, o arrocho e a inflação estão fazendo a ficha cair”.
MAIS – Site da Força Sindical.