O WhatsApp é uma das redes mais utilizadas no Brasil. Seja para envio de mensagens, fotos, vídeos ou documentos. Agora, o aplicativo terá função de pagamento e transferência financeira.

Desde o anúncio do lançamento do serviço no Brasil, há cerca de um ano, o app teve tempo suficiente para se submeter às regulações do Banco Central (BC). Nesta terça (4), começaram os testes nas operações para clientes de nove instituições financeiras.

Segundo o fundador e presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, que é proprietário do WhatsApp e Instagram também, essa funcionalidade será útil principalmente pelo momento de pandemia. “Pagamentos digitais são muito importantes. É mais seguro que entregar dinheiro a alguém e você não precisa ficar numa fila de banco”, disse Zuckerberg em vídeo de lançamento.

Inédito – Ainda no pronunciamento do proprietário dos aplicativos, foi destacada a importância do WhatsApp na vida dos brasileiros e por isso a decisão de implantar o serviço no País. “Esse é um dos primeiros lugares do mundo a ter pagamento. E isso porque sabemos o quanto o WhatsApp é importante para o Brasil”, explicou Mark Zuckerberg.

O início das operações se dará com cartões de débito e pré-pago do Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Next, Itaú Unibanco, Mercado Pago, Nubank, Sicredi e Woop Sicredi, com bandeiras Visa e Mastercard. Segundo levantamento do Valor Econômico, o processamento das operações será feito pela Cielo.

Habilitação – Para ativar o serviço, os usuários deverão estar habilitados no Facebook Pay, que utiliza PIN e biometria, a fim de garantir segurança nas transações. A funcionalidade será gratuita, ou seja, sem cobrança de taxas. Os correntistas dos bancos parceiros terão acesso ao serviço nas próximas semanas.