A live da Agência Sindical desta sexta (7) recebeu Ezequiel Romão Pereira, diretor efetivo do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba. A entidade dirige a greve da Renault de São José dos Pinhais, Paraná. A paralisação resiste à demissão de 747 trabalhadores.
O sindicalista relatou as condições que engendraram a greve. Basicamente, a empresa suspendeu as negociações com o Sindicato, manobrou e ganhou tempo pra passar o facão.
“Os companheiros fora demitidos de forma humilhante. Teve caso de pessoas cujos crachás foram arrancados pelos chefes”, ele conta.
Dia 5, quarta, a Renault foi condenada pelo Tribunal do Trabalho do Paraná a readmitir, sob pena de multa, todos os 747 demitidos – um deles se encontrava hospitalizado. Ezequiel relata: “Teve trabalhador que fazia hora extra e, ao chegar em casa, a esposa o recebeu com o aviso de dispensa da fábrica”.
O dirigente, no entanto, acredita em solução via entendimento. Ele diz: “Nosso Sindicato segue aberto a negociações. Mas a negociação deve respeitar o patamar da dignidade”.
Reunião – Na tarde desta sexta (7), ocorria reunião entre Sindicato e empresa. Ezequiel adianta: “Se houver decisão será pela assembleia dos companheiros, como sempre”.
LIVE – Clique aqui e assista à live
MAIS – Site do Simec.
????NO AR???? LIVE ABORDA DEMISSÕES NA RENAULT DO PARANÁ
REINTEGRAÇÃO DE DEMITIDOS NA RENAULT – O convidado da live desta sexta (7) é Ezequiel Romão, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba. Ele fala da luta pela reintegração dos 747 demitidos. Participe. Envie sua pergunta!
Posted by Agência Sindical on Friday, August 7, 2020