A live da Agência Sindical desta sexta (7) recebeu Ezequiel Romão Pereira, diretor efetivo do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba. A entidade dirige a greve da Renault de São José dos Pinhais, Paraná. A paralisação resiste à demissão de 747 trabalhadores.
O sindicalista relatou as condições que engendraram a greve. Basicamente, a empresa suspendeu as negociações com o Sindicato, manobrou e ganhou tempo pra passar o facão.
“Os companheiros fora demitidos de forma humilhante. Teve caso de pessoas cujos crachás foram arrancados pelos chefes”, ele conta.
Dia 5, quarta, a Renault foi condenada pelo Tribunal do Trabalho do Paraná a readmitir, sob pena de multa, todos os 747 demitidos – um deles se encontrava hospitalizado. Ezequiel relata: “Teve trabalhador que fazia hora extra e, ao chegar em casa, a esposa o recebeu com o aviso de dispensa da fábrica”.
O dirigente, no entanto, acredita em solução via entendimento. Ele diz: “Nosso Sindicato segue aberto a negociações. Mas a negociação deve respeitar o patamar da dignidade”.
Reunião – Na tarde desta sexta (7), ocorria reunião entre Sindicato e empresa. Ezequiel adianta: “Se houver decisão será pela assembleia dos companheiros, como sempre”.
LIVE – Clique aqui e assista à live
MAIS – Site do Simec.